PR reduz preço de pedágio em cinco praças
(AF) – Cinco praças de pedágio da rodovia BR-277, no Oeste do Paraná, terão as tarifas reduzidas em 30% do valor atual a partir de amanhã. A queda no preço é fruto de um acordo entre o governo do Paraná e a concessionária Rodovia das Cataratas, que administra a via.
Com o acordo, a tabela, que havia sido corrigida em 15,34% neste mês por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), perde 30% do valor ao longo de 387,1 quilômetros da rodovia (entre Foz do Iguaçu e Guarapuava). Com isso, diminuem as tarifas em São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Candói.
A menor tarifa no trecho, que é de R$ 5 para carros de passeio em Céu Azul, cai para R$ 3,50, e um caminhão de cinco eixos deixa de pagar R$ 22 nessa cabine e passa a R$ 15,50.
A BR-277 liga Foz do Iguaçu, na divisa com a Argentina e o Paraguai, ao litoral paranaense. Segundo o presidente da Rodovia das Cataratas, Augusto Bandeira, o acordo com o governo não implica interrupção de obras em andamento nem suspensão da manutenção da malha. A tabela será mantida até o final deste ano. Neste período, uma comissão paritária deverá aprofundar estudos para mudar pontos do contrato entre governo e concessionária.
??O que buscamos é a reformulação do pedágio, dando a ele um preço razoável e uma manutenção decente para as nossas estradas?, disse o governador Roberto Requião (PMDB).
A redução do pedágio foi promessa de campanha de Requião e motivo de embates judiciais com as empresas nos 18 meses de seu governo.
Orçamento do Ministério
dos Transportes para 2005
O Orçamento do Ministério dos Transportes para o próximo ano poderá chegar a R$ 3,5 bilhões, volume muito superior aos R$ 2,3 bilhões previstos para 2004. Esta é a proposta da Pasta que será encaminhada ao Congresso Nacional. A notícia foi dada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante coletiva concedida à imprensa terça-feira, em Brasília.
A expectativa do ministério é de que o volume de recursos para investimentos em 2005 fique ainda maior, com um pedido de suplementação de verbas, que deverá ser encaminhado ao Congresso até o final deste ano. De acordo com o ministro, ainda não está definido o valor desse aditivo.
?Mais de 70% desses recursos serão investidos na recuperação da malha rodoviária federal que possui cerca de 50% de sua extensão em más condições de tráfego?, afirmou o ministro.