Ipês formam tapetes de flores na cidade
Os ipês roxos estão florescendo e colorindo a cidade. Essas árvores costumam dar as primeiras flores logo depois do inverno. Na estação fria, caem todas folhas que dão lugar aos botões. Nas primeiras semanas mais quentes da primavera, se abrem as flores. A espécie que normalmente abre primeiro é a de flores amarelas.
Um grande Ipê florido está plantado em frente à casa de Adorilde Tomazoni, na rua Rio Grande do Sul. A moradora lembra do dia em que a árvore foi plantada, há mais de dez anos. A família passou a cuidar da árvore como se fosse deles. ?As crianças viviam brincando na rua, correndo, pulando. Para proteger a árvore da piazada, meu marido cercou a planta, que era muito fraquinha?, relata Adorilde. Ela lamenta que um outro pé de ipê que foi plantado na rua tenha sido derrubado por uma tempestade, chegando a estragar uma cerca da casa.
Esse ano é a primeira vez que a planta se carrega de flores e Adorilde está encantada com o colorido em sua casa. ?Eu achava até que a árvore dava flores amarelas, porque ela nunca tinha enchido de flor. Mas essa cor é ainda mais bonita que o amarelo. Imagina se plantassem nas ruas uma árvore de flor roxa e uma de amarela??, sugere a senhora.
Muitas pessoas não gostam das árvores de Ipê porque no inverno elas perdem todas as folhas e na primavera formam um tapete de flores que precisa ser varrido todos os dias. Adorilde só tem elogios a fazer quanto à arvore e mesmo das flores que caem no pátio ela não reclama. ?As flores grudam nos pés das pessoas e sujam toda a casa, grudam no chão, fica feio. Mas isso é normal, é da natureza?. Conforme ela, a árvore retribui todo o serviço oferecendo uma grande sombra no verão e o alegre colorido da primavera.
Quem quiser ter uma dessas árvores em casa deve passar na Secretaria Municipal de Agricultura e pedir uma requisição para retirar a muda no viveiro municipal gratuitamente.