
JdeB e AEN – Apesar da vacina contra a influenza estar disponível para públicos de todas idades a partir dos seis meses de vida, em Francisco Beltrão a procura continua baixa.
As doses da vacina continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. Conforme informações obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada saíram apenas 200 doses. Mesmo depois da liberação para a população geral.
No Estado
Em relação ao Paraná, os 399 municípios já estão vacinando toda a população a partir de seis meses de idade contra a gripe. A liberação do Ministério da Saúde aconteceu no dia 2 de maio. Desde então a Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando e orientando as prefeitura para incentivar e promover ações para o aumento na adesão das pessoas à 26ª Campanha Nacional contra a Influenza.
As doses estão disponíveis nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, que abrangem todo o território paranaense. A Secretaria de Estado da Saúde orienta os municípios a criarem suas próprias estratégias, desde a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros. A mobilização é para aumentar os índices da cobertura vacinal.
“A campanha nacional encerra neste mês, por isso quanto mais pessoas vacinarmos, mais preparados estaremos, o que reflete diretamente nos serviços de saúde. A vacinação é a principal estratégia para evitar sobrecarga nos atendimentos em hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Precisamos garantir essa proteção”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Os municípios de Londrina (61.709), Maringá (59.010), Cascavel (36.586), Ponta Grossa (34.096), São Jose dos Pinhais (28.870) e Curitiba (28.727) são os que mais tiveram doses aplicadas, de acordo com a plataforma nacional. Boa Esperança do Iguaçu (212), Nava Aliança do Ivaí (251) e Jardim Olinda (275) foram os municípios que menos vacinaram. As prefeituras têm 60 dias para transmitir e atualizar os dados do painel.
Antes do dia 2 de maio o imunizante estava liberado apenas para os públicos prioritários, mas por conta da baixa adesão e da chegada do inverno, a Secretaria de Saúde recomendou a ampliação da cobertura vacinal, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Desde a mudança do público-alvo, 119.424 doses foram aplicadas, aumentando para 1.167.125 o número de paranaenses que já receberam a vacina contra a gripe. A campanha iniciou em 25 de março e segue até ao fim do mês. A vacina é gratuita e possui três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação expressa da OMS.