8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Contadores podem receber aumento real nos salários

Reunião do Sescap com outras entidades discutiu a convenção coletiva da categoria.


O presidente do Sescap, Michel Lopes, na reunião com entidades de Francisco Beltrão. Foto: Darce Almeida/Acefb.

JdeB – A direção do Sindicato das Empresas de Assessoria, Consultoria e Perícias em Contabilidade do Paraná (Sescap-PR) esteve em Francisco Beltrão ontem, 16, para discutir a convenção coletiva dos contabilistas. Há possibilidade de concessão de ganho real para os contadores que trabalham em escritórios do setor.

A reunião contou com as presenças do presidente do Sescap, Michel Lopes, que é de Cascavel, e os diretores do Sindicato dos Contabilistas (Sincobel) e do Núcleo dos Contabilistas (Necont) da Associação Empresarial (Acefb).

Michel Lopes informou ao JdeB que “estamos com uma caravana no Estado todo, hoje estivemos aqui em Beltrão, mas já percorremos as regiões Norte, Noroeste e Oeste e estamos discutindo com todos os empresários contábeis a respeito da nossa convenção coletiva. A nossa data-base é junho, e nós temos a nossa assembleia de final de negociação, dia 23 de maio, na próxima quinta-feira, em Curitiba. Basicamente, nestas reuniões, a gente vem buscando um consenso empresarial com todos os empresários do Estado, obviamente observando as particularidades de cada região para que se consiga fazer uma convenção coletiva de trabalho que realmente atenda os anseios e também que possa, de certa forma, buscar a valorização do profissional contábil e uma condição digna para os empresários e os trabalhadores”.

- Publicidade -

A ideia do Sescap é que o salário-base seja o mesmo para todas as regiões do Estado. Mas Michel ressaltou  que “nós trabalhamos com as particularidades, como por exemplo o vale-alimentação, de forma mais ajustada, com faixas menores para o interior. Dentro dessa nova sistemática que temos aplicado nos últimos anos, ela tem dado certo até porque entendemos que a particularidade de cada cidade no interior do Estado precisa ser preservada. Francisco Beltrão, por exemplo, tem uma condição diferenciada de Curitiba na questão do vale-alimentação”.

Para fins de reposição salarial, o Sescap trabalha com o INPC. “Nós entendemos como uma reposição justa e necessária o uso deste índice. E esse ano, particularmente, estamos trabalhando com uma possibilidade de aumento real. Essa possibilidade de aumento real, como o INPC, está bem baixo, hoje nós temos um INPC de 3,23%, por isso estamos buscando um consenso em nível de Estado para chegarmos com a possibilidade de até 1,5% de aumento real para todos os colaboradores”.  A intenção é que ocorra o fechamento de 28 convenções coletivas no Paraná ainda neste mês, com todos os sindicatos de contabilistas e o Sescap.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques