15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Egresso da Unisep vem obtendo boa lucratividade com produção de verduras

O engenheiro agrônomo Geferson Junior da Silva investiu na produção hidropônica e vem colhendo bons resultados. Foto: Assessoria.

Da assessoria – Nos últimos anos, a produção de verduras hidropônicas tem mostrado um crescimento expressivo, destacando-se como uma atividade agrícola altamente lucrativa. Um exemplo de sucesso nesse segmento é Geferson Junior da Silva, engenheiro agrônomo formado pela Unisep, câmpus Dois Vizinhos. Ele investiu em estufas de hidroponia e, atualmente, colhe os frutos de seu empenho e dedicação.

Geferson Junior da Silva iniciou sua jornada na hidroponia em 2012, período em que estudava no Colégio Agrícola. “Comecei na atividade plantando salsinha e cebolinha e vendendo na cooperativa Coafar. Após dois anos, iniciei a produção de alface em uma estufa hidropônica e, com o tempo, fui investindo mais, construindo outras quatro estufas”, relata. Hoje, ele conta com uma capacidade de 18 mil pés de alface plantados, focando suas vendas em lanchonetes.

O produtor reconhece a importância da formação acadêmica para o sucesso do seu empreendimento. “A Unisep me ajudou a compreender o desenvolvimento das estufas e como lidar com a atividade em praticamente tudo que ela envolve, e isso é muito importante”, destaca Geferson. Atualmente, ele emprega cinco pessoas em sua propriedade, em Dois Vizinhos, incluindo sua esposa Franciele, seu sobrinho Felipe e dois funcionários que auxiliam diariamente.

- Publicidade -

A produção hidropônica se mostra promissora para os empreendedores individuais e é vista com otimismo pelos especialistas da área. Marcelo Dotto, coordenador do curso de Agronomia da Unisep, câmpus Dois Vizinhos, enfatiza o potencial dessa atividade: “A hidroponia está em alta no mercado e proporciona rendimentos muito bons, podendo passar de R$ 100 mil por hectare. Há grande interesse pelas hortaliças e frutas devido à busca por alimentos mais saudáveis.”

Dotto também ressalta a importância do curso de Agronomia em estimular jovens a empreender nos diversos segmentos relacionados à agronomia. “O curso oferece a base teórica e prática necessária para que os alunos possam se inspirar, inovar e prosperar em suas iniciativas, como fez o Geferson”, comenta.

Curso voltado à realidade da região

O coordenador salienta o empenho do curso de Agronomia da Unisep em proporcionar uma grade curricular composta por disciplinas ligadas ao potencial produtivo da região. “O curso vem evoluindo conforme a realidade e buscando parcerias com grandes empresas para que possamos ajudar no crescimento do agro do Sudoeste do Paraná”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques