DV se rende ao talento de grupo teatral
Um problema comum encontrado nas pequenas cidades é a falta de opções de lazer para a população. Como em quase toda a totalidade dos municípios do Sudoeste, Dois Vizinhos não tem um cinema com sessões diárias, nem teatro, não tem um time profissional de futebol, nem lugares públicos e gratuitos adequados para a prática de esportes e exercícios físicos.
Tal carência pode ser percebida de forma mais nítida quando o lazer é proporcionado aos duovizinhenses, que desde a terça-feira passada têm aplaudido em pé e com um sorriso agradecido o grupo de teatro G&G Produções.
Na tarde e noite de terça-feira, no anfiteatro da Vizivali, foi apresentado para alunos de escolas públicas e da própria faculdade a peça ?Na Boca da Noite?, que conta a história de uma criança que se torna ladrão para poder dar o que comer aos seus irmãos menores e sua mãe doente.
Preso, acaba sendo conduzido para a Febem, de onde sai como bandido ?profissional?, para nunca mais largar o mundo do crime. Essa peça, que comoveu os espectadores, volta a ser encenada pela última vez em Dois Vizinhos hoje, no Centro Cultural.
Antônio Freitas, um dos atores da peça, diz que os componentes do grupo amam o teatro e a vida que levam e que ele, pessoalmente, está realizando o sonho de seu pai. ?Meu pai ama cinema, teatro e tudo o que é envolvido com a arte. Ele foi reprimido pelo preconceito gaúcho dos pais dele e não pôde fazer arte. Estou realizando o sonho de meu pai, que me ajudou bastante na profissão?, comenta o ator, feliz com o grande número de duovizinhenses que marcaram presença nas apresentações de teatro.
?Na boca da noite?
A G&G Produções atualmente está percorrendo todo o Sul do Brasil em turnê que iniciou em agosto e vai até o fim do ano, quando o grupo encerra suas apresentações no Rio Grande do Sul.
Fundada em 1984 em Curitiba, a G&G Produções foi a primeira companhia teatral do Paraná a estabelecer sede na Europa, entre os anos de 1986 e 1994. No Velho Mundo, o grupo começou suas apresentações em Lisboa, ampliando sua atuação para todo o território português, inclusive o Arquipélago Açoriano e para a França.
Segundo informações do grupo de teatro, a peça ?Na Boca da Noite?, escrita por Enéas Lour e Beto Guiz, já foi assistida por aproximadamente de 150 mil espectadores. Sucesso de público transformado em títulos. ?Na Boca da Noite? já faturou por duas vezes o Troféu Gralha Azul, com as premiações de ?melhor espetáculo profissional itinerante do Estado do Paraná? e de ?melhor atriz? para Gilda Elisa. A peça teatral já foi premiada com o Troféu APAC (Associação de Produtores de Artes Cênicas do Paraná) como ?melhor espetáculo itinerante do Estado?.