6.5 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Relator da CPM-I do Desmanche visita DV

Relator da CPM-I do Desmanche visita DV

Neste final de semana, os ladrões de carros de Dois Vizinhos, partindo do pressuposto de que existam infratores dessa natureza no município, viveram momentos únicos de preocupação em relação as suas atividades ?profissionais?. Alvoroço causado pela visita do relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Desmanche, Hidekazu Takayama.
Deputado federal pelo PMDB do Paraná e relator de uma comissão de inquérito que é mista por ter a participação de senadores e deputados, Takayama está investigando o destino dado aos veículos furtados da região Sudoeste e Oeste. No entanto, ele diz que não foi enviado a Dois Vizinhos pela CPMI, mas por Deus.
Desde o sábado passado, Takayama, assembleiano há mais de 40 anos, esteve participando como palestrante de um encontro regional da Assembléia de Deus, que segundo o pastor Inoel Machado teve a participação de aproximadamente 1800 jovens. No domingo à noite, o deputado federal ministrou aos jovens pregação sobre o tema ?Terceiro Milênio: tempo de renovação e transformação na nova geração?.


CPMI
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Desmanche tem como objetivo principal identificar a ação do crime organizado no roubo, seqüestro e clonagem de veículos, denunciar os envolvidos, e propor mudanças na legislação atual para dificultar a ação dos criminosos. Para Takayama, ?só a mudança da identificação do veículo de baixo para alto relevo é um detalhe técnico que pode vir a diminuir os roubos de veículos em até 80%?.
Segundo o relator da CPMI, no Paraná um dos crimes mais comuns é a clonagem de automóveis. ?Descobrimos que os veículos dados como perda total ao invés de receberem a baixa nos Detrans acabam sendo vendidos (inclusive em leilões). O crime organizado compra (a preço de sucata) os documentos do veículo que foi dado como perda total, para utilizar tal número de identificação nos carros com características semelhantes que venham a ser roubados?, disse Takayama, explicando a clonagem de veículos.
A CPMI do Desmanche, que também investiga o envolvimento de policiais, empresários e políticos no crime organizado, já rendeu várias ameaças de morte ao deputado federal, que diz não se intimidar com os bandidos, dando continuidade às investigações. ?Se nós permitimos que o crime continue crescendo da maneira como está daqui a pouco tempo estaremos como a Colômbia?, afirma o Takayama, que declarou ao JdeB que Dois Vizinhos também está no mapa das investigações, não descartando um breve retorno ao município, porém por motivos profissionais.
Ficha pessoal
Paranaense nascido em Rolândia, o descendente de japoneses Hidekazu Takayama já foi vereador de Curitiba e deputado estadual por dois mandatos. Atualmente é deputado federal, secretário-geral da Frente Parlamentar Brasil-Japão e um dos membros da Frente Parlamentar da Pesca. Segundo informações da Assembléia de Deus de Dois Vizinhos, Takayama também é pastor daquela igreja em Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques