Por Luana Borba – Os vereadores de Pato Branco aprovaram em sessão extraordinária quarta-feira, dia 24, a alteração do Projeto de Lei n° 110, de 2024, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 6.054, de 23 de novembro de 2022.
A lei alterada dispõe sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) e permite que o município se adeque para aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Na prática, a alteração permitirá que os produtores da agroindústria familiar de Pato Branco possam comercializar seus produtos em todo o estado.
De acordo com a chefe do núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, muitos municípios do Sudoeste já aderiram ao Susaf. “O Governo do Estado através do sistema estadual da agricultura, que envolve a Adapar, a Seab e o IDR estão em uma força-tarefa para que todos os municípios que têm agroindústria familiar de produtos de origem animal, tenham o SIM estruturado”.
Leunira acrescenta dizendo que “dos 15 municípios da microrregião cerca de oito já aderiram ao Susaf e dois estão em andamento, que é o caso de Pato Branco e Mariópolis. Então, a partir do momento que essa alteração na lei e os outros documentos estiverem dentro do protocolo de pedido de adesão ao Susaf, acredito que nos próximos dias já saia”.
Ganho para o produtor e para o consumidor
Com a adesão ao Susaf as agroindústrias precisam seguir diversos processos de higiene e qualidade na produção que são certificados pelo médico veterinário do SIM. “Tudo isso traz a certeza da qualidade e muito mais segurança aos consumidores. Com o SUSAF esses agricultores conseguirão produzir mais ao comercializar também para os outros municípios próximos ou para o estado todo”.

A chefe do núcleo regional da Seab destaca o apoio do Executivo e Legislativo de Pato Branco a este projeto aprovado pelos vereadores.
*Com informações da assessoria