O programa permitiu que muitas voltassem para a sala de aula, melhorando a autoestima.

Da assessoria – A solenidade de formatura da primeira turma de alunas do Programa Mulheres Mil, realizado pelo IFPR – campus Coronel Vivida – foi emocionante.
O programa foi desenvolvido em parceria entre o IFPR e a Prefeitura de Enéas Marques. A cerimônia aconteceu dia 2 de agosto, marcando o encerramento do primeiro ciclo do programa no município, com a cerimônia que concedeu às alunas a formação no curso de Agente Cultural.
Durante o primeiro semestre, elas participaram de aulas que envolveram atividades relacionadas ao artesanato, noções básicas de direito, oratória, língua portuguesa, informática, cuidados com a apresentação pessoal e noções de finanças. Todas as aulas foram ministradas por professores do campus Coronel Vivida em espaço cedido pela administração municipal.
De acordo com a professora Elizabeth Koltz, coordenadora do programa em Enéas Marques, a inciativa foi importante para melhorar a autoestima das participantes e possibilitar que elas tivessem acesso à educação de qualidade. “Muitas estavam fora da sala de aula há muitos anos. Então, o programa possibilitou que elas voltassem aos estudos e tivessem a oportunidade de aumentar seu horizonte de expectativas na questão profissional, melhorarem seu currículo e sonharem com uma vida melhor”, afirmou Elizabeth.