6.5 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Uso medicinal de cannabis abre novas possibilidades para tratamento de doenças

Dr. Marcos Gregório tem certificação internacional em Medicina Endocanabinoide e atende na Clínica Diálogos, em Francisco Beltrão. Foto: Leandro Czerniaski/JdeB.

JdeB – A autorização do uso de compostos da planta cannabis pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está permitindo avançar no tratamento de diferentes condições de saúde. No Brasil, já são cerca de 30 produtos liberados para uso com prescrição médica, utilizados nas chamadas terapias endocanabinoides para alívio de sintomas. “O sistema endocanabinoide presente em nosso corpo desempenha um papel fundamental na regulação de diversas funções, como humor, dor, sono e inflamação. As substâncias ativas da planta cannabis interagem com esse sistema, oferecendo benefícios terapêuticos”, explica o médico Marcos Aurélio Lage Gregório, certificado em Medicina Endocanabinoide.

A abordagem médica utilizando esses compostos – como o THC (tetra-hidrocanabinol), CBN (canabinol), THCV (tetrahidrocanabivarin) e CBD (canabidiol) – tem mostrado resultados positivos e é embasada em estudos científicos, segundo o Dr. Marcos Aurélio. Podem ser prescritos para pacientes com dor crônica, como fibromialgia, artrite e dores neuropáticas; para quem sofre com ansiedade e depressão; no combate à epilepsia; na redução de espasmos musculares de pessoas com esclerose múltipla; na melhoria da qualidade do sono; e para o controle de dores e náuseas causados pela quimioterapia em pacientes em tratamento de câncer.

Para cada caso, porém, o médico deve avaliar a indicação do melhor produto e a dosagem correta, com acompanhamento regular. “Têm pacientes que respondem de forma positiva em poucas semanas, outros levam alguns meses. Tudo depende da condição que acomete cada um, da intensidade e de uma série de fatores que vão apontar qual a melhor forma de tratamento”, esclarece o médico.

- Publicidade -

A medicação é vendida em farmácias, pode ser importada diretamente pelos pacientes ou adquiridas por meio de associações de produtores brasileiros, com acompanhamento de universidades – esta última a opção mais em conta para quem vai fazer o tratamento por longos períodos.

Opção natural e eficaz

Dr. Marcos Gregório tem formação pela UFSC (Universidade de Santa Catarina) e certificação internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Endocannabinoid Global Academy. É um profissional que atua há vários anos em Francisco Beltrão e que tem buscado se aprofundar na abordagem que utiliza compostos de cannabis para oferecer tratamentos mais eficazes e adequados a cada tipo de paciente. Ele procura desmistificar o preconceito com a planta, cujos estudos são promissores para o tratamento de diversas doenças, e esclarece que as substâncias que podem causar efeitos psicotrópicos são encontradas somente em alguns derivados, em quantidade reduzida.

“Com a regulamentação e o tratamento médico adequado, a cannabis medicinal surge como uma opção natural e eficaz para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Os compostos não fazem milagres, mas trazem resultados significativos se houver um protocolo de tratamento adequado”, complementa o profissional, que atende na Clínica Diálogos, em Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques