Da assessoria e JdeB – A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de setembro de 2024 indica que algumas regiões do Brasil terão chuvas acima da média, especialmente na faixa norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e em grande parte da Região Sul. Por outro lado, no oeste do Paraná, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média climatológica. A redução das chuvas em grande parte do país nesta época é influenciada pela persistência de massas de ar seco, que diminuem a umidade relativa do ar, favorecem o aumento da incidência de queimadas e podem agravar problemas de saúde respiratória.
Com relação aos impactos nas principais culturas agrícolas, a previsão de pouca chuva na maior parte do Brasil sugere uma redução nos níveis de umidade do solo, o que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras de trigo, especialmente nas fases de enchimento de grãos, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. No entanto, em grande parte da Região Sul, onde são esperadas chuvas próximas da média, as condições podem ser mais favoráveis para o manejo e desenvolvimento dos cultivos de inverno.
Quanto às temperaturas, a Região Sul deverá registrar valores acima da média nos três estados, embora no sul do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná as temperaturas devam ficar próximas da média. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas podem chegar a 12°C ou menos, e não está descartada a ocorrência de geadas devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar uma queda acentuada na temperatura.