JdeB – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e obtida pela CNN aponta que 48% dos brasileiros pretendem aumentar os gastos no Natal deste ano em comparação a 2023. Entre as classes A e B, o percentual sobe para 55%, enquanto nas classes D e E, o índice cai para 36%. Já 28% dos entrevistados afirmaram que planejam manter os mesmos níveis de gastos, enquanto 24% devem reduzir as despesas nesta época.
As categorias de consumo mais procuradas refletem o desejo de presentear. Roupas lideram o ranking, sendo o item de escolha para 80% dos brasileiros. Em seguida, aparecem alimentos e bebidas, com 79%. No entanto, há diferenças entre os gêneros: enquanto os homens preferem investir em calçados, as mulheres optam por cosméticos.
Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, para à CNN, o cenário natalino deste ano será marcado por um equilíbrio entre o desejo de celebração e a necessidade de contenção financeira. A pesquisa ainda destaca que 77% dos brasileiros planejam fazer compras tanto em lojas físicas quanto online. Apesar disso, a inflação e os juros elevados seguem como fatores que impactam as decisões de compra.
“O comércio eletrônico se apresenta como uma alternativa para comparação de preços, especialmente diante do desafio que o comércio enfrenta de oferecer produtos e serviços alinhados às expectativas dos consumidores. Estes, muitas vezes, ainda estão avaliando se vale ou não a pena gastar”, conclui o presidente do Instituto à reportagem.