1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Marmeleiro lança projeto com tecnologia Starlink em viaturas

Prefeito eleito Jander Loss, Rodrigo Baggio, tenente-coronel Pitz, delegado Anderson, promotor Arthur, Sargento Mello Santos, delegada Suellen, juíza Renata Fidalgo, vereador Alcindo e a Cabo Ádila. Foto: Nereu Miserski/JdeB.

JdeB – Autoridades de Marmeleiro lançaram, nesta quinta-feira, 12, durante evento na Câmara de Vereadores, o projeto pioneiro “Polícia e Comunidade Conectadas”. A iniciativa marca um avanço inédito no Paraná, ao equipar viaturas das Polícias Civil e Militar com antenas Starlink, garantindo conexão de internet via satélite mesmo em áreas remotas.

Durante a solenidade, também foi apresentada a prestação de contas do Conselho Comunitário de Segurança de Marmeleiro (Conseg). O encontro reuniu o prefeito eleito Jander Loos, o presidente da Câmara Municipal, Alcindo Neriques Dias, a juíza Renata Fidalgo, o promotor de Justiça Arthur Jonas Mendonça e Araújo, o tenente-coronel Rogério Gomes Pitz, o Sargento Mello Santos, a cabo Ádila Zandona, o presidente do Conseg, Rodrigo Baggio, além dos delegados de polícia Suéllen Pagno e Anderson Andrei. Comerciantes, vereadores e membros da comunidade também marcaram presença.

Tecnologia para comunicação

- Publicidade -

A tecnologia Starlink foi implementada nas viaturas dos três municípios da comarca – Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul – para garantir comunicação estável e de alta qualidade, mesmo em regiões rurais e locais de difícil acesso. O projeto tem como principal objetivo assegurar a conexão ininterrupta entre a comunidade e as forças policiais, promovendo respostas mais rápidas e eficientes a chamados de emergência. Não são raras as situações em que as viaturas, ao atenderem ocorrências em regiões afastadas, enfrentam dificuldades de comunicação, comprometendo o contato imediato com a população.

Financiamento comunitário e apoio local

O custeio da mensalidade do serviço será compartilhado pelos Conselhos Municipais de Segurança, com apoio de cooperativas de crédito, comerciantes locais e produtores rurais. Esse modelo de colaboração reflete uma abordagem de policiamento comunitário, onde a sociedade atua como parceira na construção de soluções para a segurança pública.

Autoridades destacam benefícios

Para a delegada Suéllen Andressa Pagno, o projeto representa um avanço importante para a comunicação entre a polícia e a população. “Essa iniciativa demonstra o nosso compromisso com a modernização e com a busca por soluções para os desafios locais. A tecnologia Starlink permitirá que as viaturas estejam conectadas em qualquer lugar, o que é essencial para oferecer um atendimento ágil e eficiente, especialmente em nossa comarca, que possui muitas áreas de difícil acesso.”

Já o Sargento Mello Santos ressaltou o impacto direto na segurança pública. “”Esse sistema elimina barreiras de comunicação e permite que estejamos conectados o tempo todo, seja para trocar informações ou para atender chamados de emergência. É um passo à frente para a segurança pública, que vai impactar diretamente a vida das pessoas da nossa região”, declarou.

Além disso, a internet poderá ser compartilhada com a população em casos específicos, já que cada viatura suporta a conexão de até 250 dispositivos sem perda de sinal. Em entrevista para a Rádio Cristal, Mello Santos destacou que a tecnologia também será uma importante aliada ao combate ao crime. “Nós tínhamos uma dificuldade muito grande de sinal de internet, então junto com a delegada Suellen, nos propomos a criar um projeto, para a polícia e a comunidade estar conectada.”

Impacto na segurança pública

A instalação do sistema Starlink nas viaturas é inédita no estado e deve melhorar significativamente a eficiência das forças policiais. A iniciativa reforça o compromisso com um atendimento de excelência, mesmo em áreas remotas, modernizando a segurança pública e fortalecendo a relação de confiança com a comunidade.

O projeto “Polícia e Comunidade Conectadas” simboliza a união entre tecnologia e segurança, contribuindo para um ambiente mais seguro e colaborativo para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques