
ABr, Fenabrave e JdeB – As vendas de veículos novos, considerando-se apenas os automóveis e comerciais leves (picapes e furgões), tiveram desempenho positivo em 2024, com crescimento de 14% em relação a 2023. Ao todo, foram emplacadas 2.484.740 unidades.
A informação foi divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Considerando o emplacamento de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o crescimento foi de 15,49% no período, com a comercialização de 4.744.179 unidades. Esse é o maior crescimento desde 2007 e a quantidade de unidades emplacadas é a maior desde 2019, ano anterior à pandemia de covid.
“O setor foi impulsionado por fatores como a manutenção da oferta de crédito e a constante diversificação de produtos, em todos os segmentos, no mercado nacional. Como resultado desses fatores, os emplacamentos de 2024 ficaram próximos das projeções apresentadas pela Fenabrave, em outubro, sendo superiores às perspectivas que tínhamos no início do ano”, analisa Arcelio Junior, novo residente da Fenabrave. Para 2025, a expectativa da Federação é de crescimento de 7% no total, abrangendo todos os segmentos somados.
Ano positivo
O Grupo Meimberg, que detém concessionárias de diversas marcas na região, fechou o ano com 5.500 unidades vendidas. E as expectativas para 2025 são de mais um resultado positivo. “As montadoras estão ainda com fortes ações de vendas com taxas zero para este ano, o mercado continua forte e em crescimento, visto que as montadoras estão mantendo a produção na linha alta”, relata o diretor do Grupo, Paulo Baraldi.
