Se o seu objetivo é que sua empresa cresça e gere melhores resultados em 2025, certamente é preciso aplicar um planejamento. Por mais que pareça algo burocrático, na verdade o planejamento serve para organizar suas ideias, para definir melhorias que serão feitas e oportunidades de mercado que serão aproveitadas.
Por isso adote essas 5 estratégias que te permitirão alavancar resultados:
– Aprimore seus controles para tomar decisões mais assertivas: não há como tomar uma decisão certa sem nenhum embasamento, sem analisar nenhum dado, apenas confiando na intuição e no que se considera que é melhor. Os controles mais utilizados são aqueles com informações financeiras, mas também é importante ter dados sobre a produtividade da sua equipe, qualidade dos produtos, comportamento do cliente, histórico de resultados das vendas e de promoções, monitorar ações de marketing. Tudo isso para ter clareza do quanto sua empresa pode crescer aproveitando o potencial da equipe, da sua carteira de clientes, e da sua imagem no mercado.
– Invista na formação da sua equipe: quanto maior o conhecimento, maior será o desempenho e resultados. Para conseguir implantar uma inovação, lançar um produto novo ou se destacar nas estratégias de marketing é preciso uma equipe bem preparada, tanto para auxiliar na definição do planejamento, como na execução desse planejamento. Sua equipe precisa ter as competências suficientes para que sua empresa consiga trilhar o caminho para os objetivos definidos.
– Reestruture seus processos: otimize, reorganize, inove, aproveite a tecnologia. O foco de um processo deve ser contribuir para a satisfação dos clientes, sendo a satisfação do cliente relacionada ao que o seu perfil de cliente valoriza. Para garantir um atendimento excelente é preciso ter processos bem definidos que garantam qualidade, agilidade, ou o que mais seu cliente espera.
– Invista em novas estratégias de marketing para valorizar seus clientes: existe um mundo de possibilidades para vender mais, é preciso usar a criatividade, acompanhar as tendências de mercado e estar disposto a inovar. Ficar parado, sempre com as mesmas promoções e a mesma atuação nas redes sociais é perder a oportunidade de vender mais.
– Busque uma inovação: abrace um novo desafio e surpreenda seus clientes. Qual é a inovação no seu ramo de mercado que pode atrair novos clientes e/ou agradar sua atual carteira de clientes? Faça escolhas, estabeleça prioridades, e foque na inovação que será implantada. A escolha da inovação depende das ações citadas anteriormente, é preciso decidir baseado em dados, se certificar que sua equipe tem competências o suficiente para isso, projetar como a inovação irá impactar os processos de trabalho e de que forma as estratégias de marketing irão vender sua inovação.
O planejamento deve facilitar a vida do gestor, para isso ele precisa ser aplicado da forma correta, com método que permita ao gestor manter o controle do que está sendo executado e quais resultados está alcançando. Engajar a equipe também é fundamental, venda a ideia de mudança, melhoria e inovação para sua equipe!