
JdeB – A família de dona Irene Faccin reuniu pessoas que atuaram diretamente para a reconstrução de sua casa na Rua Antonio Carneiro Neto, no Bairro Alvorada, em Francisco Beltrão, no último sábado, 11. As pessoas participaram de um churrasco de confraternização. A antiga residência de dona Irene e da filha Jessica pegou fogo dia 23 de junho e elas perderam tudo. Após o incêndio, campanhas foram feitas de arrecadação de dinheiro e produtos visando a reconstrução da casa.
A confraternização reuniu dona Irene e os filhos Jessica, Alessandro e Marcos – a Cristiane não pôde comparecer. Marcos, que é funcionário da Sanepar e abrigou a mãe e a irmã em sua casa, que fica do lado, contou ao JdeB como foram os meses de construção da casa, sobre a ajuda da comunidade e as campanhas de recebimento de doações. “Foi bem complicado, foi corrido, teve muitas pessoas envolvidas, muitas empresas, fizemos rifa, foi pessoal com doações, com máquina, a prefeitura municipal, foram vários operadores de máquinas, vizinhos, amigos, pessoas que a gente nem conhecia, que veio aqui no local e deu uma mão pra nós, trouxeram doações, passaram pra nós onde tínhamos de buscar [doações], amigos de outras cidades que eu tive que buscar móveis, doações e até Pix”.
Na semana passada a obra foi concluída e sábado teve a confraternização. A mudança, no entanto, aconteceu nesta semana. “Hoje a gente está contemplando a finalização da obra com alguns amigos e todos que participaram, algumas partes estão aqui, mas boa parte do pessoal não esteve presente, mas a gente tem gratidão, tem muito amor por esse pessoal que ajudou ou está ajudando. Hoje, a gente está aqui fazendo uma carne, fazendo um meio termo aqui com os amigos pra confraternizar com essa questão dessa casa pronta, e agradecendo a todos, todos que pelo whatsApp ou que vieram aqui ou que contemplaram com a sua ajuda, sua mão de obra ou até com a sua própria publicação, que muitos fizeram isso de publicar no WhatsApp e ajudaram ou o pessoal que também veio aqui de uma forma e ajudou, então hoje é um dia especial pra nós”.
Foi construída uma casa de 73 metros²,com laje, a sala e cozinha germinada, dois quartos e um banheiro. “Eu priorizei com laje pra facilitar um pouco a vida porque tem muito disjuntor de luz que foi onde houve o problema, a questão da luz na parte elétrica, que queimou e causou infelizmente essa questão, então, hoje, essa casa está ela está automatizada com a parte padrão de luz 100% pra evitar quaisquer danos”.
O incêndio aconteceu do dia 22 pra 23 de junho e dois meses depois começou a construção e a conclusão dos trabalhos aconteceu na semana passada. Na parte externa ainda tem os muros que precisam ser feitos. Mas o mais importante para dona Irene e a filha Jéssica é que a residência está pronta.
Dona Irene Pavan Faccin está alegre por conseguir uma nova casa pra morar e agradece o apoio da comunidade. “Muito obrigada, agradeço de coração mesmo, porque Deus ajuda essas pessoas que sempre tenham e que nunca aconteça o que aconteceu pra mim, porque não é fácil. Mas, graças a Deus que todo mundo ajudou, todo mundo colaborou. Então, estou bem feliz hoje. Ela e os familiares estavam muito felizes com a conclusão da obra.