17.6 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Clientes ou fãs?

Características principais do fã: paixão, garra e tenacidade. Sua empresa dá atenção ao fã?


Sua empresa tem apenas clientes ou tem fãs também? Para ter fãs é preciso engajar os clientes, e essa é a forma de ser a primeira opção para o cliente na hora da necessidade ou do desejo de compra.

É fato de que clientes insatisfeitos por qualquer motivo, mesmo que pequeno, deixam de se relacionar. Já o fã tem 3 características principais: paixão, garra e tenacidade. E são essas características que o tornam fiel. Sua empresa está dando a atenção que um fã merece?

Dados gerais sobre compras online apontam uma média de: 1% de conversão em vendas, 43% de taxa de abandono do carrinho e 31% de retorno do consumidor. E na sua empresa, qual seria a taxa de conversão se os seus clientes fossem fãs de verdade? Quanto ao comportamento do consumidor brasileiro, segundo pesquisas, 90% acreditam que experiências de compra personalizadas os encorajariam a fazer mais compras, 69% estão dispostos a fornecer informações pessoais durante sua jornada de compra se entenderem o propósito do compartilhamento.

- Publicidade -

As empresas precisam saber responder o que, quando e como os compradores gostariam de fazer compras. A contradição é que apenas 38% dos compradores acreditam que as empresas estão aprendendo sobre seus comportamentos e preferências pessoais, como também raramente usam essas informações para criar experiências personalizadas. Aí está a perda da oportunidade de vendas, pois 54% dos consumidores são mais propensos a estabelecer lealdade com a empresa que eles entendam que os conhece. Na sua empresa, vocês entram em contato com clientes que compraram por anos e de repente sumiram? A personalização tem papel fundamental no engajamento dos clientes, mas deve ser simples, com conteúdo relevante, assertiva e oportuna. Desta forma, o conteúdo da comunicação é o que mais importa e é onde as empresas mais têm falhado, com ofertas que não são valorizadas pelo cliente.

Para fidelizar clientes a longo prazo é necessário:

– Ter consistência na qualidade do produto, na promessa da marca e no atendimento ao cliente, isso gera confiança e senso de confiabilidade.

– Oferecer opções relacionadas à variedade de produtos, a programas de personalização, fidelidade ou recompensas, para que os clientes se sintam no controle de suas decisões.

– Construir conexões emocionais para que os consumidores sintam como sua empresa se importa e os considera valiosos. O impacto na lealdade é gerado pela emoção.

– Validar a fidelidade de um cliente à sua marca com recompensas ou descontos exclusivos, ligados aos benefícios do programa de fidelidade, até mesmo com informações e dicas exclusivas.

E na sua empresa? Quem são seus principais fãs? O que eles costumam ter de vantagens em relação aos demais? Quais ações podem gerar mais fãs? Sua equipe de vendas é preparada para promover esse engajamento? Pense nisso e venda mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques