
Assessoria e JdeB – O Sesc PR deu início à quinta edição da campanha ‘Aqui O Mosquito Não Entra’, uma disputa virtual que mobiliza a população paranaense no combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa visa conscientizar e engajar a sociedade por meio da gamificação, estimulando a participação ativa na identificação e eliminação de focos do vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
A campanha será realizada até o dia 30 de maio, com participação aberta, de forma individual ou em equipes, de todo o estado. O acesso à disputa é feito pelo aplicativo do Sesc PR, em que os participantes podem cadastrar possíveis focos do mosquito, registrar fotos de sua remoção e acumular pontos.
No lançamento da campanha em Francisco Beltrão, ontem à tarde, parceiros da iniciativa, representantes do Sistema Fecomércio e autoridades de saúde se reuniram para apresentar resultados e detalhar a proposta para 2025. A chefe da 8ª regional de Saúde, Nádia Zanella, a preocupação com a proliferação do mosquito. “Se formos considerar que a região tem 69 casos até esta semana, parece pouco. Mas temos índice de infestação alto em todos os 27 municípios da região, alguns, inclusive, com risco para epidemia”, citou Nádia.
A iniciativa representa um esforço coletivo para conter a doença, que continua sendo um grande desafio para a saúde pública. “Hoje há vacina para algumas cidades, o método Wolbachia, mas a forma mais eficaz e imediata de combater o mosquito continua sendo a eliminação dos criadouros de larvas”, complementa a gerente da unidade local do Sesc, Denise Tridade.
Desde ontem é possível ter acesso à campanha por meio do aplicativo do Sesc PR, para realizar o cadastro e participar da competição até o dia 30 de maio. As participações podem ser individuais ou por equipes.
Os participantes e municípios com maior engajamento dos regionais e do estado serão premiados com troféus e medalhas. Os seis primeiros colocados do estado serão premiados com estadias no Hotel Sesc Caiobá.