Ponte de alvenaria com 12 metros de extensão e 5,50 metros de largura será construída em parceria entre os municípios, garantindo segurança e acesso para máquinas agrícolas

Da assessoria e JdeB – Nesta segunda-feira, 17, os prefeitos Antonio Pedron (MDB, Francisco Beltrão) e Valmor Felipe Júnior (PSD, Flor da Serra do Sul) se reuniram em Beltrão para firmar um acordo que solucionará definitivamente a questão da ponte que interliga os dois municípios na comunidade de Altaneira. A proposta é a construção de uma ponte de alvenaria, com 12 metros de extensão e 5,50 metros de largura, dimensionada para suportar o tráfego de máquinas agrícolas de grande porte, garantindo segurança e bem-estar aos usuários da via.
A iniciativa será realizada em regime de força-tarefa, com a colaboração de ambas as administrações municipais. Trabalhadores das duas prefeituras vão construir esta ponte.
O projeto foi elaborado para atender às necessidades da comunidade local, que há anos enfrenta dificuldades com a estrutura precária da ponte existente. “Essa é uma demanda antiga dos moradores, e estamos felizes em poder oferecer uma solução definitiva, que vai melhorar a qualidade de vida e o escoamento da produção agrícola”, destacou o prefeito Pedron.
Além dos prefeitos, estiveram na reunião o vice-prefeito de Flor da Serra do Sul, Adilar Parise (União Brasil), o secretário de Interior de Francisco Beltrão, Janir Cella, os vereadores Tiago Correa (PV), de Francisco Beltrão, e Juliano Constantino (PSD) e Leocyr Castele (União Brasil), de Flor da Serra do Sul, e o servidor Cleverson Mignore.
A nova ponte será um marco para a integração entre Beltrão e Flor da Serra, facilitando o trânsito de veículos, máquinas e pedestres. Cella, secretário de Interior, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “Essa obra é um exemplo de como municípios da região podem trabalhar juntos em áreas de importância para nossa população, melhorando a vida de todos”, afirmou o prefeito Pedron.
Janir relata que será construída uma ponte de 12 metros comprimento por 5,5 metros de largura. Ele acredita que a obra deve ficar pronta num prazo de 90 dias. A estimativa do investimento é de R$ 200 mil e as despesas serão divididas 50% para o município de Beltrão e 50% pra Flor da Serra do Sul.
Há poucos dias circulou um vídeo nas redes sociais mostrando uma moradora idosa de Altaneira atravessando uma pinguela, expondo o perigo. O vídeo acabou viralizando nas redes sociais.
O secretário municipal de Interior, Janir Cella, adianta que mais duas pontes serão construídas na divisa dos municípios de Ampere e Francisco Beltrão. O secretário conta que o município tem 41 pontes de madeira e 72 de alvenaria. “A meta é substituir as pontes de madeira por pontes de alvenaria”, afirma.
O setor de engenharia da Prefeitura de Beltrão vai fazer um estudo e levantamento dos custos destas futuras pontes. A intenção é edificar pontes com 5,50 de largura porque as novas máquinas agrícolas – plantadores ou colheitadeiras – atualmente são maiores em largura.
Volta Grande
Janir adiantou que a construção de uma ponte sobre o Rio Marrecas, na comunidade de Volta Grande, está em estudos e levantamento.