Hoje o artigo 800 dessa coluna! E falaremos sobre o meu assunto preferido.
Chegamos ao artigo 800 dessa coluna! Por isso hoje falaremos sobre o meu assunto preferido: Planejamento estratégico. Como você visualiza o futuro da sua empresa? Como você gostaria que fosse sua equipe de trabalho? Qual é o resultado que quer atingir? Quais investimentos pretende fazer? Qual inovação pretende adotar? Todas as respostas podem ser encontradas em um planejamento bem estruturado, que defina melhorias e inovações a serem implantadas e que irão determinar os resultados futuros. O planejamento deve ser visto como uma ferramenta que auxilia a organizar suas ideias e o rumo a ser seguido. Não é uma ferramenta engessada, pelo contrário, o planejamento precisa ser revisado e reajustado conforme as ações são implantadas e novas oportunidades aparecem.
Planejamento é sobre visualizar um caminho e um resultado, definindo um passo a passo para chegar nessa visão de futuro, envolvendo toda a equipe e focando em ações estratégicas. Por isso, para ter um planejamento efetivo é preciso:
– Saber que resultado e desempenho almejam atingir: como é a sua empresa dos sonhos? Qual o seu propósito? Como ela funcionará? Como ela venderá? Quanto lucrará?
– Identificar quais melhorias são necessárias: quais processos precisam se tornar mais eficazes? Quais controles precisam ser aprimorados? Existem situações de desperdícios? Existem situações que geram insatisfação para os clientes? Existem promessas feitas aos clientes não atendidas? Os clientes valorizam aspectos que não está sendo atendido? Quais treinamentos são necessários? Quais competências sua equipe precisa ter?
– Definir como a empresa irá inovar: quais produtos podem ser lançados? Quais serviços podem agregar valor para o cliente? Qual tecnologia pode melhorar o relacionamento com o cliente? Como atingir novos públicos? Como atrair novos clientes?
– Definir as estratégias de marketing: de que forma irá alavancar as vendas? Como irá impactar a decisão de compra dos clientes? O que irá atrair novos clientes? Como o cliente verá sua empresa como a primeira opção de compra?
– Estabelecer ações: qual será o passo a passo para atingir cada meta? Quem será o responsável pela execução e acompanhamento de cada ação? Como as mudanças devem ser executadas? Como a gestão do tempo será reorganizada? Quais os impactos na gestão financeira?
– Liderar a execução do planejamento: é o líder que garante o sucesso na implantação do planejamento, acompanhando a execução das ações, cobrando resultados, mantendo a equipe engajada, analisando o quanto o cliente valorizou as mudanças.
Sua empresa merece crescer, e para isso é preciso melhorar as suas habilidades de gestão. É preciso se organizar, ter controles que facilitam a tomada de decisão, delegar a execução do planejamento dividindo atribuições na equipe. O gestor precisa deixar de ser operacional para se tornar estratégico, pois o tempo que você não tem para estruturar seu planejamento, determina sua estagnação no mercado.