No dia a dia de trabalho, surgem diversos imprevistos e situações que necessitam de proatividade urgente, para solucionar problemas e manter o ambiente harmonioso e produtivo.
Quando se fala em proatividade, parece ser uma atitude bem óbvia para o bom desempenho no trabalho. No entanto é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, justamente para promover o desenvolvimento de sua carreira. No dia a dia de trabalho, surgem diversos imprevistos e situações que necessitam de proatividade urgente, para solucionar problemas e manter o ambiente harmonioso e produtivo.
Para desenvolver a habilidade de proatividade é preciso:
– Apresentar soluções: ser proativo é trazer soluções, para manter o bom andamento nos processos. O que ocorre com frequência, é a falta de iniciativa amparada pela terceirização da culpa. Assim, o profissional proativo ganha destaque, pelos resultados que alcança e pela liderança que representa.
– Manter visão geral do processo: entenda como as coisas funcionam e como o seu trabalho influencia e é influenciado pelo trabalho dos colegas. Isso facilita para visualizar soluções e buscar inovação.
– Focar na atitude: a pessoa proativa é aquela que depois que uma pessoa reclamou da temperatura do ar condicionado, ela levanta e regula o ar, ao invés de também reclamar.
– Não inclua essa competência no currículo: quando enviar um currículo para uma empresa, nunca escreva que dentre suas habilidades está ser proativo, pois parece mais um discurso pronto. Para quem recebe o currículo é mais interessante saber que atividades o candidato desempenhava nos empregos anteriores, que ações desenvolveu, que resultados alcançou, problemas que solucionou. Pois é através destas informações que o selecionador irá considerar o candidato uma pessoa proativa ou não.
– “Inverta” a entrevista: em uma entrevista de emprego, o profissional com perfil proativo é aquele que passa a fazer perguntas relevantes sobre o trabalho e a empresa, demonstrando interesse e tentando já entender como pode ser parte da solução, isso gera um diferencial na entrevista.
– Treinar: para ser proativo é preciso treino, pois está ligado ao comportamento. É preciso estar aberto a receber feedback e praticar no dia a dia. Diante dos problemas, adotar uma postura de solução, assumindo a responsabilidade, buscando alternativas e resultados melhores.
– Questione-se sempre: Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar? Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima da situação? Culpar o outro ajuda a resolver? Como você pode contribuir para melhorar a situação? Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação, pelo que se responsabilizaria?
Uma pessoa proativa não deixa o problema de lado, esperando que alguém resolva, ou achando que o problema é de quem o causou. Principalmente se for diante de um cliente, não importa quem causou o descontentamento do cliente, e muito menos o motivo, se foi por esquecimento, descuido ou outro fator. O cliente precisa de uma postura proativa da pessoa que ouve sua reclamação, para que uma solução seja direcionada imediatamente. É um erro comum ver colegas de trabalho procurando culpados e os motivos da culpa, deixando o cliente esperando por uma solução. Pense nisso e resolva mais!