O objetivo é combater produtos vencidos. O consumidor que encontrar produtos vencidos nos mercados terá direito a 10% de desconto no valor do item.

Assessoria – Consumidores de Francisco Beltrão que encontrarem itens fora da validade terão direito a 10% de desconto, e mercados doarão cestas básicas e ração a cada cinco quilos de produtos apreendidos com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o órgão e gerentes dos estabelecimentos participantes desta iniciativa. A campanha “De olho na prateleira” funcionará da seguinte forma: o consumidor que encontrar produtos vencidos nos mercados terá direito a 10% de desconto no valor do item. Em outras palavras, a cada dez produtos vencidos identificados pelo cliente, ele receberá um produto equivalente, dentro do prazo de validade, de forma gratuita. Além da iniciativa direta do consumidor, o Procon também realizará fiscalizações em parceria com universidades. A cada cinco quilos de produtos vencidos apreendidos, o mercado deverá doar uma cesta básica e um quilo de ração ao município. A diretora do Procon, advogada Pâmela Castanha Inhoatto, destacou a importância da ação: “Essa campanha é uma parceria nossa com 20 mercados da cidade. Nem todos os estabelecimentos aderiram, mas aos que participam deixamos nosso agradecimento. São lojistas bem-intencionados, que buscam valorizar os consumidores do nosso município”.
Mercados participantes
Os mercados que estão engajados nessa campanha são os seguintes: Mercado Coelli; Mercado União; Mano Manfroi, (1, 3 e 4), Mano Express; No Ponto Supermercados (Vila Nova e Pinheirinho), Ítalo Supermercados; Super Dia (Express, Avenida União da Vitória e Jardim Floresta), Mercado Industrial, Max Atacadista, Mercado Tio Ito, Mercado Brais, Mercado Trevo, Mercado Baratão e Mercado Zeferino.