Todo planejamento bem estruturado começa por uma análise SWOT, que é a análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa ferramenta serve para analisar cenários e embasar a tomada de decisões, e consiste em uma análise completa da empresa e dos ambientes que estão a sua volta, com o objetivo de correr menos riscos e aproveitar oportunidades. A SWOT serve para que possamos entender o ambiente em que a empresa está inserida, as tendências do mercado e como a organização interna determina diferenciais para os clientes. E para que essa análise seja bem feita e realmente útil, é preciso entender a que se refere cada etapa.
As forças e fraquezas referem-se à análise interna da empresa, ao que a empresa tem de ponto positivo e negativo em relação a sua organização, produto, equipe, qualidade, carteira de clientes, localização, situação financeira, imagem da empresa, capacidade de produção, entre outros aspectos.
Por exemplo, ter uma carteira de clientes é um ponto positivo se ela está bem formada, se garante à empresa um faturamento médio lucrativo, e se está sendo bem rodada. Mas pode ser um ponto fraco caso não seja bem explorada pela equipe de vendas, conta com clientes que compram apenas esporadicamente, não está organizada.
As forças é tudo aquilo que na sua empresa está bem organizado, funciona bem e lhe garante ou faturamento ou clientes satisfeitos. As fraquezas são tudo aquilo que precisam ser melhorado para atingir melhores resultados. Desta forma, são aspectos relacionados à gestão da empresa, são fatores controláveis e que não recebem influência do ambiente.
Os aspectos externos analisados são as oportunidades e ameaças que o mercado onde a empresa está inserida apresentam. Esses são fatores não controláveis, mas que a empresa pode se preparar para eles. É preciso estar atento aos movimentos do mercado, do setor, da economia, da sociedade e as tendências de negócios, produtos, tecnologias. Por exemplo, analisando a concorrência é possível identificar aspectos que geram uma oportunidade de atuação para sua empresa ou identificar aspectos que geram uma ameaça para sua empresa e exigem uma ação para evitar isso.A intenção é montar um quadro com todas as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças, para montar estratégias para usar as forças, aproveitar as oportunidades, minimizar as fraquezas e se preparar para as ameaças.
Para estruturar o plano de ação do planejamento é preciso considerar quais oportunidades do mercado devem ser aproveitadas, usando os pontos fortes da empresa para gerar resultados, buscando melhorar aspectos identificados como fracos e se defender das possíveis ameaças que o mercado apresenta em relação a concorrência, economia e comportamento do consumidor.
Parece complexo, mas quando se consegue ter uma visão clara de cada um desses aspectos é possível determinar o rumo das ações e estabelecer um planejamento coerente que irá determinar o crescimento da empresa. Pense no quanto um bom planejamento é fundamental para sua empresa!