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Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Comece seu planejamento!

Todo planejamento bem estruturado começa por uma análise SWOT, que é a análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa ferramenta serve para analisar cenários e embasar a tomada de decisões, e consiste em uma análise completa da empresa e dos ambientes que estão a sua volta, com o objetivo de correr menos riscos e aproveitar oportunidades. A SWOT serve para que possamos entender o ambiente em que a empresa está inserida, as tendências do mercado e como a organização interna determina diferenciais para os clientes. E para que essa análise seja bem feita e realmente útil, é preciso entender a que se refere cada etapa.

As forças e fraquezas referem-se à análise interna da empresa, ao que a empresa tem de ponto positivo e negativo em relação a sua organização, produto, equipe, qualidade, carteira de clientes, localização, situação financeira, imagem da empresa, capacidade de produção, entre outros aspectos.

Por exemplo, ter uma carteira de clientes é um ponto positivo se ela está bem formada, se garante à empresa um faturamento médio lucrativo, e se está sendo bem rodada. Mas pode ser um ponto fraco caso não seja bem explorada pela equipe de vendas, conta com clientes que compram apenas esporadicamente, não está organizada.

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As forças é tudo aquilo que na sua empresa está bem organizado, funciona bem e lhe garante ou faturamento ou clientes satisfeitos. As fraquezas são tudo aquilo que precisam ser melhorado para atingir melhores resultados. Desta forma, são aspectos relacionados à gestão da empresa, são fatores controláveis e que não recebem influência do ambiente.

Os aspectos externos analisados são as oportunidades e ameaças que o mercado onde a empresa está inserida apresentam. Esses são fatores não controláveis, mas que a empresa pode se preparar para eles. É preciso estar atento aos movimentos do mercado, do setor, da economia, da sociedade e as tendências de negócios, produtos, tecnologias. Por exemplo, analisando a concorrência é possível identificar aspectos que geram uma oportunidade de atuação para sua empresa ou identificar aspectos que geram uma ameaça para sua empresa e exigem uma ação para evitar isso.A intenção é montar um quadro com todas as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças, para montar estratégias para usar as forças, aproveitar as oportunidades, minimizar as fraquezas e se preparar para as ameaças.

Para estruturar o plano de ação do planejamento é preciso considerar quais oportunidades do mercado devem ser aproveitadas, usando os pontos fortes da empresa para gerar resultados, buscando melhorar aspectos identificados como fracos e se defender das possíveis ameaças que o mercado apresenta em relação a concorrência, economia e comportamento do consumidor.

Parece complexo, mas quando se consegue ter uma visão clara de cada um desses aspectos é possível determinar o rumo das ações e estabelecer um planejamento coerente que irá determinar o crescimento da empresa. Pense no quanto um bom planejamento é fundamental para sua empresa!

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