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Francisco Beltrão
segunda-feira, 16 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

APÓS ACIDENTE FATAL

Alerta sobre uso do “corredor” por motociclistas

Cuidado redobrado nos horários de pico, quando as vias estão movimentadas. Foto: Niomar Pereira/JdeB.

Um motoboy de 25 anos morreu em um grave acidente de trânsito ocorrido no início da tarde de quinta-feira, 24, na Avenida Luiz Antônio Faedo, em Francisco Beltrão. Segundo relatos de pessoas consultadas pela reportagem, ele e outro motociclista trafegavam entre os veículos — prática conhecida como “corredor” — quando houve a colisão. A vítima morreu no local.

A manobra, embora comum em horários de pico, é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de sete pontos na carteira e multa multiplicada por cinco. O artigo 203 do CTB proíbe ultrapassagens pela contramão em diversas situações, incluindo quando há fila de veículos ou sinalização que proíbe a ultrapassagem.

De acordo com o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Pitz, não há faixas exclusivas para motos em Francisco Beltrão, como ocorre em grandes centros urbanos. “Aqui em Beltrão não existe corredor para motos. O que eles fazem é errado, é infração de trânsito que pode ocasionar acidentes gravíssimos, como o de ontem (quinta-feira)”, alertou Pitz.

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O comandante da PM também destacou o artigo 19 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina a obrigatoriedade de manter distância segura — tanto lateral quanto frontal — entre veículos e em relação ao bordo da pista, levando em conta a velocidade, as condições climáticas e as características da via e do veículo. O descumprimento dessa norma é considerado infração grave, com penalidade de multa.

O que dizem os motociclistas

Motociclistas experientes também alertam para os riscos. Arnaldo “Sentimento” Galina, que pilota há 41 anos, diz que evita o corredor sempre que possível. “É perigoso, porque você nunca sabe o que vai aparecer na frente.” Segundo ele, a falta de espaço entre os carros e o desrespeito às normas de trânsito contribuem para os acidentes.

O motoboy Adaltro Rodrigues contou que muitos profissionais da área de entregas têm evitado a prática após receberem orientações e notificações: “Já fomos alertados, e o pessoal está se cuidando mais, inclusive evitando ultrapassagens em cruzamentos”. Ele também destacou a pressão por entregas rápidas, vinda de consumidores e clientes em geral. Este é um dos fatores que contribuem para comportamentos de risco no trânsito.

Adaltro reconhece que, de fato, não existe em Francisco Beltrão uma faixa exclusiva para motos, conhecida como “corredor”. “O que a gente chama de corredor é aquele espaço entre os carros — seja quando estão no mesmo sentido, como na Tenente Camargo, ou em sentidos opostos, como ali na Luiz Antônio Faedo, onde foi o acidente. Agora, quando o trânsito está parado, como num semáforo, até onde eu sei, é permitido passar pelos carros e ocupar aquele espaço reservado para motos lá na frente.”

Mortes preocupam
Os acidentes fatais envolvendo motociclistas têm preocupado as autoridades de Francisco Beltrão. Somente neste mês, duas mortes foram registradas. A primeira ocorreu no dia 8, no Contorno Leste, onde um jovem morreu em um trecho onde ultrapassagem era proibida. Desde janeiro de 2023, mais de 15 motociclistas perderam a vida no trânsito beltronense, tanto no perímetro urbano quanto em rodovias.

Moto pode andar no corredor? O que a lei diz?

Algumas cidades possuem faixas exclusivas para motociclistas, como essa da foto. Foto: Reprodução O Globo/Divulgação.

Da assessoria – Segundo previsto na legislação do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), o uso de corredores por motociclistas é permitido quando o fluxo estiver lento ou parado. A legislação indica que a passagem nos corredores terá que acontecer “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”.

A lei, por sua vez, informa que o uso do corredor não é proibido desde que uma distância significativa seja respeitada.

Sendo assim, sim, moto pode andar no corredor, mesmo que sob cautela. Mesmo que não haja ilegalidade no ato, por questões de segurança, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

O que é o corredor de motos?

A expressão “corredor de motos” se popularizou por ser uma prática bastante comum entre os motociclistas. No corredor, os condutores de moto trafegam entre as faixas de veículos em movimento, especialmente em situações de trânsito intenso ou congestionamento.

Esse hábito acontece diariamente para evitar que as motocicletas fiquem atrás dos carros e avancem mais rapidamente pelo tráfego. Em aspectos físicos, o corredor de motos é o espaço estreito entre duas faixas de veículos, onde normalmente não há espaço suficiente para um carro passar.

Os motociclistas utilizam esse espaço para deslocar-se, muitas vezes em velocidades mais altas do que o tráfego ao seu redor, aproveitando a agilidade e o tamanho menor do veículo.

O que diz a legislação sobre motos no corredor?

Segundo a legislação, andar no corredor de moto é permitido desde que uma distância significativa seja respeitada. Isso implica que, teoricamente, motocicletas podem circular entre os carros no corredor.

No entanto, é preciso ter cautela, uma vez que não existe uma medida precisa que estabeleça a distância adequada entre os veículos para garantir segurança e evitar acidentes.

Ademais, mesmo que não esteja codificado na lei,  condutores devem saber que trafegar em alta velocidade no corredor é arriscado e aumenta consideravelmente as chances de acidentes.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Desde 1997, a passagem das motos entre os carros é permitida pelo CTB. Porém, existe uma exceção apenas quando o tráfego ocorre em estradas. 

Nesse tipo específico de via, o corredor de moto é proibido para que o trânsito tenha uma estrutura melhor e grandes acidentes sejam evitados.

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