
JdeB – Na tarde desta quinta-feira, 8, o conclave escolheu o novo Papa – e o primeiro norte americano – que assume como Bispo da Igreja de Roma. Aos 69 anos, o cardeal Robert Francis Prevost se assentará no trono de São Pedro com o nome de Leão XIV.
Embora o novo Papa não tenha deixado claro o motivo de sua escolha por Leão XIV, alguns religiosos acreditam que é uma possível sinalização de que dará continuidade ao papado de Leão XIII (1878 – 1903).
Em seu primeiro discurso após a escolha no conclave, o novo Papa fez um pronunciamento marcado por apelos à paz. Em vários momentos o pontífice fez referências ao legado de Francisco e à tradição de Santo Agostinho. “Uma paz de Cristo, uma paz desarmada, uma paz desarmante”, disse, ao saudar fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Relembrou a última fala pública de seu antecessor, feita na Páscoa, um dia antes de sua morte. “Deus nos ama, Deus ama todos vocês, o mal não irá prevalecer, portanto, sem medos e de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos, somos discípulos de Cristo. A humanidade precisa de Cristo como a ponte que nos liga a Deus”, citou.
O Papa agradeceu pela escolha para a sucessão de Pedro e disse que aceita a missão “como um cristão, um agostiniano, e por vocês, bispo”. Declarou ainda: “Podemos caminhar juntos para a pátria para a qual Deus nos preparou.”
Dirigindo-se aos habitantes de Roma, afirmou que a Igreja precisa ser missionária, pautada pela caridade, pelo diálogo e pelo amor. Também fez uma saudação especial, em espanhol, à Diocese de Chiclayo, no Peru, onde atuou por anos como missionário.
O discurso foi encerrado com uma prece pela paz no mundo.