6.5 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Pato Branco terá mutirão pelo Rio Ligeiro no Dia da Biodiversidade

Este registro foi enviado ao Jornal de Pato Branco, e foi feito nesta semana por moradora do entorno do Parque Cecília Cardoso, demonstrando o descaso de muitas pessoas com o meio ambiente e já antecipando que as equipes de limpeza do mutirão terão muito trabalho amanhã. Foto: Assessoria.

Amanhã, 17, Pato Branco celebrará o Dia Internacional da Biodiversidade com uma ação prática e grandiosa em prol do meio ambiente local. O Instituto Iaraê convoca a população para o maior mutirão ambiental da cidade: o Re-Viva Ligeiro, um movimento dedicado à revitalização do importante curso d’água e à preservação da biodiversidade. O ponto de encontro para esta jornada de cuidado com a natureza será o Parque Municipal Cecília Cardoso, no Bairro São Vicente/Bonato, a partir das 8 horas da manhã. A iniciativa visa promover uma transformação real na saúde do Rio Ligeiro e no engajamento da comunidade com as questões ambientais.

Segundo Ramon Cardoso, coordenador do Instituto Iaraê, a meta ambiciosa do mutirão é remover toneladas de resíduos sólidos das margens e do leito do rio, impactados pela poluição e pelo descarte inadequado. Além da limpeza, a ação prevê o plantio de novas mudas de espécies nativas, contribuindo para a recuperação da mata ciliar, essencial para a proteção das margens, a manutenção da qualidade da água e a oferta de habitat para a fauna local. “O Re-Viva Ligeiro não é apenas um projeto, é um movimento de resistência contra a degradação ambiental, de transformação da nossa relação com o rio e de profundo amor pela nossa terra e sua rica biodiversidade”, enfatiza Ramon Cardoso.

Não só limpar…

- Publicidade -

“Queremos não só limpar e replantar, mas também educar e mobilizar a comunidade para que essa realidade de descaso mude de vez. A saúde do Rio Ligeiro reflete diretamente a saúde do nosso ecossistema urbano e a qualidade de vida de todos.” A ação contará ainda com uma intervenção artística, unindo a expressão cultural à conscientização ambiental. Para participar deste esforço coletivo, o Instituto Iaraê recomenda que os voluntários levem luvas de proteção, boné, calça comprida, calçado fechado, repelente contra insetos, protetor solar e uma garrafa de água para hidratação. “Porque ninguém vai mudar o mundo por nós”, conclama Ramon Cardoso. “Se você se importa com a cidade onde vive, com a água que bebe, com a rica biodiversidade que nos cerca e com o futuro das próximas gerações, essa é a sua chance de fazer a diferença! Juntos, podemos dar um novo respiro ao Rio Ligeiro e fortalecer a biodiversidade de Pato Branco.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques