10.1 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Jogos Escolares reúnem 2,4 mil pessoas em Marmeleiro e Renascença

Jogo de vôlei entre equipes de Ampere e Santa Izabel, no Ginásio de Esporte Volnei Pires, em Marmeleiro.
Foto: Flávio Pedron.

Os municípios de Marmeleiro e Renascença são palco, até 21 de maio, da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), organizada pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão. A competição reúne cerca de 2.450 pessoas entre atletas, técnicos, árbitros e equipes de apoio, representando os 20 municípios atendidos pelo NRE.

A abertura aconteceu na noite de sexta-feira, dia 16, no Ginásio de Esportes de Renascença. Desde então, as disputas se espalham por ginásios e escolas das duas cidades, além da pista de atletismo João Cantu, em Francisco Beltrão, onde acontecem as provas de atletismo.

As modalidades em disputa são vôlei, futsal, basquete, atletismo, xadrez e tênis de mesa. As competições contemplam as categorias masculino e feminino, nas faixas etárias de 12 a 14 anos (série B) e 15 a 17 anos (série A), incluindo também provas do atletismo ACD (paradesportivo).

- Publicidade -

De acordo com o coordenador geral da fase regional, Maurício Hister, os jogos estão transcorrendo de forma organizada e com boa participação das escolas e da comunidade. “Iniciamos na sexta-feira à tarde com a chegada das delegações, que estão alojadas nas escolas estaduais e municipais. As competições começaram no sábado e seguem intensas em todas as praças esportivas das duas cidades, além da Apae de Renascença, onde acontece o tênis de mesa”, explicou.

Além do aspecto esportivo, o evento movimenta a economia local. “Fomenta o comércio das cidades, já que tudo é comprado aqui, desde os alimentos para o refeitório até os materiais de apoio. São quase 2.500 crianças circulando, o que também gera um movimento importante para Renascença e Marmeleiro”, destacou Maurício.

A premiação contempla medalhas para os três primeiros colocados em todas as modalidades. Quanto à classificação para a próxima etapa, os campeões das modalidades coletivas garantem vaga na fase macrorregional, que será realizada em junho, em Francisco Beltrão. Já nas modalidades individuais, classificam-se os dois primeiros colocados.

A fase macrorregional reunirá equipes das áreas dos Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos e Laranjeiras do Sul, ampliando ainda mais o intercâmbio esportivo e estudantil entre os municípios do Sudoeste paranaense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques