Momento contou com a presença dos familiares das acadêmicas.

Dia de 15 de maio de 2025, o Centro de Ensino Superior Cesul promoveu a cerimônia de Entrega dos Jalecos aos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. O evento, realizado na sede da instituição, reuniu alunos, familiares, professores e autoridades acadêmicas, celebrando um dos mar-cos mais simbólicos da trajetória universitária.
A solenidade foi aberta com a exibição de um vídeo institucional sobre a instituição, seguida pela compo-sição da mesa diretiva, formada pelo diretor-geral, Sr. Névio Urio; pelo membro do conselho mantenedor, Sr. Gilberto Presotto; pela professora Esp. Suely Luft, representando o corpo docente; e pela coordenado-ra do curso, professora Juliana Pelissari Marchi. “Durante os discursos, os representantes da instituição destacaram o significado do jaleco como símbolo de responsabilidade e comprometimento com o cuidado, a saúde e o bem-estar das pessoas. Também foram homenageados os profissionais do corpo técnico-administrativo e os professores presentes, que contribuem diariamente para a formação dos futuros esteticistas e cosmetólogos.”, destacou a coordenadora.
A cerimônia teve como ponto alto a entrega dos jalecos, realizada de forma individualizada, com cada acadêmico sendo chamado ao palco, acompanhado por seus familiares. Ao final, os alunos participaram de uma foto coletiva com seus professores e equipe institucional.
A programação também contou com discursos da acadêmica Andressa, representando a turma, e da se-nhora Adriana Campestrini, mãe de uma das alunas. Um momento especial de homenagem à coordenado-ra do curso foi promovido pelos estudantes, encerrando o evento com um gesto de gratidão e reconheci-mento.
Após a cerimônia, os convidados conheceram os laboratórios e a Clínica de Estética do Cesul, em uma visita guiada que evidenciou a estrutura de excelência oferecida pela instituição.
Alegria
Este era o sentimento expresso nos rostos das alunas.”Foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória acadêmica até agora. Trata-se de um rito simbólico, mas profundamente significativo, pois representa o início de uma jornada pautada por responsabilidade, dedicação e compromisso com a área que escolhi seguir. Vestir o jaleco é assumir, de forma consciente, a seriedade do curso e tudo o que ele exige, tanto em termos de esforço, quanto de ética e postura profissional.”, comentou Franciele Pletsch.
Para ela: “A presença da minha família tornou esse momento ainda mais especial. Compartilhar essa conquista com aqueles que sempre estiveram ao meu lado, reforça o valor de cada passo dado até aqui. Foi uma sensação única, de realização. É emocionante perceber que estou no caminho certo e que estou fazendo acontecer, concretizando um sonho com responsabilidade e propósito.”
Andressa Giovana Sevidini Cluzeni também comemorou o momento. “Participar da cerimônia foi marcante e simbólico. O evento representou não apenas a formalização do início da nossa jornada profissional, mas também o reconhecimento do compromisso que assumimos com a área da saúde, beleza e bem-estar. Vestir o jaleco pela primeira vez simboliza responsabilidade, ética e dedicação. Esse momento reforçou ainda mais minha motivação em seguir aprendendo e me aprimorando, com o objetivo de oferecer um cuidado estético que vai além da aparência, promovendo autoestima e qualidade de vida aos futuros clientes.”