6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

BELTRÃO

Turismo e infraestrutura são pautas da nova direção da Agência

Edilberto Minski será o novo presidente da entidade.


Edilberto Minski, preside eleito da Agência de Desenvolvimento. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

O ex-presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) e da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minski, foi eleito presidente da Agência de Desenvolvimento Regional na assembleia realizada quinta-feira, 22, em Francisco Beltrão. Minski vai suceder Rogério Sidral, também de Dois Vizinhos, na Agência. A solenidade de posse do novos membros dos conselho de administração e fiscal para o triênio 2025-2028 será realizada dia 6 de junho, uma sexta-feira, no Cabanha Manhare.

Em entrevista ao JdeB, Minski disse que sua gestão será uma continuidade dos trabalhos que vêm sendo feitos na gestão do presidente Rogério Sidral. “Como nós estávamos já na vice-presidência da agência, nós acompanhamos muitas das propostas iniciais, dentre algumas que estão na Carta do Sudoeste. Nosso principal foco, no momento, é desenvolver o turismo dentro da IGR, que está alocada junto com a Agência Regional de Desenvolvimento. Algumas propostas estamos buscando junto a esse novo conselho diretor. Nós tivemos uma alteração em torno de 80% da diretoria antiga para esta, justamente para dar uma oxigenada não somente no grupo que vai compor, fizemos uma chapa bem diversificada, com a sociedade organizada, a parte empresarial, a presença da academia, no caso o UTFPR estará fazendo parte conosco nessa diretoria, para que possamos, junto com toda a nossa região, buscar melhorias que venham das demandas da própria população”.

Minski disse que a interlocução da Agência ocorre com as instituições públicas, políticas e a sociedade organizada. Na parte política ele ressaltou que isso é feito “com os representantes que nós temos aqui na nossa região”. Quarta-feira, 22, ele teve contato com algumas instituições em Pato Branco, entendendo quais são as demandas regionais.

- Publicidade -

Aeroporto regional

Ele destacou que já ocorreram algumas conquistas na gestão de Rogério Sidral, “e outras que nós temos prospectado junto a esses novos integrantes, principalmente em infraestrutura; hoje está muito amarrada na parte de rodovias, nós temos algumas novidades, algumas ampliações de trechos, algumas duplicações para que possamos estar facilitando o trânsito de veículos. E uma proposta que nós temos inicialmente é criarmos corredores internos dentro do Sudoeste. Muitas vezes procuramos criar corredores externos. Então, nós estamos passando uma mensagem que é para a nossa população sair daqui para outras regiões. E o objetivo da Agência, em desenvolver a nossa região, é que nós criemos propostas e condições que a população gire e faça seus negócios internamente. Que nós sejamos um propulsor da nossa própria região. E o aeroporto regional, o aeroporto de Pato Branco, o aeroporto de Francisco Beltrão são assuntos que também acabam sendo discutidos conosco, mas tudo tem que ser analisado. Temos uma carência nisso. Também temos a nova proposta da Ferroeste que tem um traçado que passa pela nossa região, e nós estamos acompanhando desde antes de estar dentro da Agência, pela Cacispar. O desenvolvimento só chega aonde as pessoas conseguem se locomover. No caso nosso aqui, é especificamente com rodovias”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques