
pelo coordenador Mateus Brasilino e a pedagoga Nara Koslovski. Foto: Divulgação.
Na última sexta-feira, 23, os estudantes do curso Técnico em Edificações do Colégio Estadual Mário de Andrade (Cema), de Francisco Beltrão, participaram da tradicional visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, atividade que integra anualmente o calendário pedagógico do curso. Nesta edição, cerca de 40 alunos estiveram presentes, incluindo os formandos do 3º ano e estudantes de outras turmas, com o objetivo de aliar teoria e prática por meio de uma experiência única em uma instalação de grande porte da engenharia.
Acompanhados pelo coordenador do curso, professor Mateus Brasilino, e pela pedagoga Nara Koslovski, os alunos iniciaram o percurso com a observação externa da barragem, de onde foi possível visualizar o reservatório, as comportas e os principais elementos estruturais da usina. Em seguida, foram conduzidos à sala de controle central, local responsável pelo monitoramento das operações de geração e distribuição de energia.
Antes de acessar as áreas internas, os participantes passaram por instruções sobre segurança e receberam equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme os protocolos exigidos. A visita continuou com a descida ao interior da usina, onde os alunos observaram o eixo de uma das turbinas em funcionamento e percorreram os setores operacionais acompanhados por profissionais da empresa.
Encerrando o roteiro, o grupo visitou o Parque Nacional do Iguaçu, onde percorreu pontos turísticos e mirantes com vista para as Cataratas do Iguaçu. Além do conteúdo técnico, a atividade permitiu momentos de integração e contato com o ambiente natural.
De acordo com o coordenador Mateus Brasilino, a atividade contribui para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. “É uma oportunidade de vivenciar na prática os temas abordados em sala de aula, observando sua aplicação na vida real”, afirmou. A pedagoga Nara Koslovski destacou que a vivência também favorece a formação mais completa dos alunos. “Atividades como essa ampliam a visão dos estudantes sobre o campo de atuação profissional do curso e reforçam a importância do aprendizado na prática”, completou.
A visita faz parte das atividades previstas no curso técnico e busca complementar a formação dos estudantes por meio da observação de estruturas e processos relacionados à área em que irão atuar.