Ela já produziu quase quatro mil peças e vende para clientes de várias cidades do Brasil.

Por Darce Almeida – Desde 2019, a ceramista Heloisa Sabadin, de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná, vem se destacando no cenário da cerâmica artesanal, combinando sua paixão pela arte com práticas sustentáveis. Antes de se dedicar integralmente à produção de peças únicas, Heloisa atuava como fonoaudióloga, profissão que deixou no começo da pandemia da Covid, em 2020, após uma reflexão em família sobre suas aspirações profissionais.
Atualmente Heloisa trabalha num ateliê funcional feito com um contêiner adaptado e cedido por seu marido. O espaço de 6×2 metros foi cuidadosamente adaptado com piso e ar-condicionado, proporcionando um ambiente confortável para a criação das peças. “Fizemos um investimento inicial de aproximadamente R$ 15.000 na aquisição de um forno industrial para a queima das peças. Sempre tive em mente tornar esse trabalho comercial e não apenas um hobby, pois sempre gostei de trabalhar com artes manuais”, explica Heloisa.

O processo de produção das peças é meticuloso e envolve um forno que atinge temperaturas superiores a 1.200 graus, garantindo que o material não manche e não risque. Já a matéria-prima para a produção vem da argila de origem natural, proveniente da mineradora Terra Nova, Minas Gerais. De acordo com o gerente da Terra Nova, Adriano Vilas Boas, a empresa desenvolve suas atividades de extração e produção de minérios sem causar agressões ao meio ambiente. “Respeitamos as normas determinadas pelos órgãos ambientais e procuramos sempre aplicar os recursos tecnológicos mais avançados à atividade de forma a obter o máximo de eficiência tanto em sua produção como no controle dos impactos causados ao meio ambiente”.

Adriano reforça que a garantia da qualidade da argila vem de processos de controle de qualidade que asseguram que o material atenda aos padrões exigidos pelos clientes, pois possuem reservas minerais próprias e pesquisa contínua.
Reaproveitamento
Quando uma peça não atende aos padrões desejados, trincam ou se quebram, os pedaços podem ser utilizados como dreno embaixo de vasos de plantas, prevenindo a dengue. Ainda nessa linha de conscientização socioambiental, Heloisa se orgulha de não utilizar plástico para embalar as peças para envio aos clientes, optando pelo papelão por ser um material mais sustentável e reaproveitável.
Com uma estratégia de vendas predominantemente online, cerca de 80% de seus produtos são comercializados para clientes de fora de Francisco Beltrão, incluindo restaurantes orientais de várias partes do Brasil como Paraná, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. “As encomendas são realizadas principalmente através do meu Instagram, isso facilita no relacionamento com meus clientes”, disse Heloisa.
Uma delas é a Mylena Peres. “As peças da Helô são únicas. Pensando no carinho que ela tem por cada trabalho e na autenticidade, conversei sobre um conjunto de cerâmica que servisse de convite de batizado para os padrinhos da minha filha. Ela me deu a liberdade de escolher o estilo e a cor das peças. Foi daí que surgiu os pires e xícaras totalmente personalizadas para o dindo e a dinda”, relata Mylena.
“Conheci a Heloisa porque eu procurava um ateliê que produzisse louças em cerâmica para a spokeria que montei no Mercado Municipal de Beltrão. Logo de cara já achei ela muito querida, solicitei umas dez peças e adorei os produtos. Agora que abri mais uma spokeria na Rua Ponta Grossa, procurei ela novamente para produzir todas as louças. A qualidade é maravilhosa, nenhuma peça é igual a outra, o capricho está em todas. Teve uma vez que falei pra Heloisa que o trabalho dela é muito maravilhoso para ficar escondido”, comentou a empresária Susiany Passaia.
O cliente Filipe Neves Rocha, de Capelinha, Minas Gerais, afirma que o que mais o atraiu a adquirir as cerâmicas artesanais é a exclusividade e personalidade das peças, diferentemente de produtos industrializados. “Descobri a Helô pelo Instagram. Foi então que adquiri uma xícara com pires e um copo sem asa, tudo personalizado em tamanho, cor e design. São produtos que atenderam ao meu propósito de entregar um bom resultado sensorial com café para meus clientes”. Felipe conta ainda que possui na sua cafeteria em Minas as xícaras personalizadas são vendidas com a marca da empresa. “Dessa forma entregamos nossa história através das mãos da Heloisa”.

Geração de oportunidades
Para auxiliar na produção, Heloisa contratou uma colaboradora para trabalhar uma vez por semana, o que permite ela aumentar a produtividade de suas peças. E também abriu uma loja no Mercado Municipal Antônio Salvatti. A decisão foi tomada após participar de uma feirinha local de artesãos. A loja serve como vitrine e espaço para interação com o consumidor final.
Além de suas atividades como ceramista, Heloisa lançará em breve um curso online. Associada à Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Heloisa inspira novos empreendedores, provando que com dedicação, criatividade e inovação, é possível transformar sonhos em realidade, conciliando sustentabilidade e empreendedorismo.