Câncer mata Golias, 76
Jornal de Beltrão
(AE) – Ronald Golias morreu na madrugada de ontem, aos 76 anos, vítima de infecção generalizada. O comediante estava internado no Hospital São Luiz desde o dia 8 de setembro e sofria de câncer.
Amigos e artistas prestaram ontem suas homenagens ao comediante. Silvio Santos, dono do SBT, ficou no velório por cerca de 15 minutos e foi embora sem falar com a imprensa.
O apresentador Raul Gil, da TV Record, também prestou sua homenagem. Também estiveram no velório os apresentadores Gilberto Barros e Otávio Mesquita, da TV Bandeirantes, os humoristas Carlos Alberto de Nóbrega e Ary Toledo e o cantor Aguinaldo Rayol.
Depois de duas horas e meia no velório, o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega deu um beijo na testa de Golias e deixou a Assembléia Legislativa.
?A história é nossa, a nossa vida se confunde?, disse emocionado o diretor da A Praça É Nossa onde Golias interpretava os personagens Pacífico e Bartolomeu Guimarães.
Em nota, o humorista Jó Soares, da Rede Globo de Televisão, lamentou a morte do amigo e colega, com quem contracenou no seriado Família Trapo, na TV Record. ?Seu talento era extraordinário, como era fantástica sua capacidade de improvisar em situações difíceis.?
O humorista Moacir Franco, chegou ao velório. Moacir foi o último a trabalhar com Golias no programa ?O Cunhado?, do SBT. ?Golias nunca fez ninguém chorar, só hoje?, disse. Para o humorista Ari Toledo, a morte de Golias deixa o humor mais pobre. ?Conheço o Golias há mais de 40 anos e é uma tristeza muito grande assistir a morte dele. Os humoristas hoje em dia são uma raça em extinção?. O enterro de Ronald Golias está previsto para hoje às 11 horas, em São Paulo.
Acqua Loucos
Nascido em São Carlos, interior paulista, a 4 de maio de 1929, filho de Arlindo Golias e Conceição D?Aparecida Golias, fez sua estréia como artista amador aos 8 anos na Escola Dante Alighieri, em São Carlos. Em 1940, seguiu para São Paulo, onde freqüentou o Ginásio Perdizes e a Escola Campos Sales, fazendo o curso técnico-comercial até o 2.º ano. Foi alfaiate, funileiro e aqualouco. É que, nessa época, praticava natação no Clube de Regatas Tietê e aperfeiçoava-se em saltos ornamentais. Com a chegada de espetáculos aquáticos no Brasil, Golias passou a integrar o grupo de Acqua Loucos ? o cacoete que parecia parte de suas caretas era, na verdade, conseqüência de um acidente como aqualouco.