Calotas: beleza e proteção para os veículos
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As calotas originais estão presentes na maioria dos carros novos. Os antigos já optam pelas de segunda linha.
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No Brasil, somente modelos de veículos mais luxuosos deixam as revendas tendo as rodas de liga leve como um item de série. Por isso, as calotas estão presentes na maioria dos automóveis que trafegam pelas ruas e estradas do país.
Além da função estética, as calotas também ajudam na proteção das rodas de aço contra pequenas batidas, que acontecem em manobras de estacionamento, por exemplo. Constituídas de plástico, as calotas são divididas em duas categorias encontradas no mercado: as originais fabricadas pelas montadoras e as paralelas, que têm preços mais acessíveis.
O primeiro tipo cumpre sua função com mais propriedade e o maior preço, normalmente, é compensado pela durabilidade. ?Muitas das calotas originais são fixadas nos parafusos do pneu, o que faz com que ela fique mais tempo no veículo. Além disso, elas são feitas com materiais de maior qualidade para ter uma duração satisfatória?, explica João Luiz Rodrigues da Silva, gerente de peças da Revesul.
As paralelas são mais baratas e até oferecem maior variedade de modelos, contudo, muitas vezes acabam caindo ou quebrando com maior facilidade, por serem ligadas ao pneu apenas com pressão. ?Normalmente os proprietários de carros novos prezam pela calota original. Os carros mais antigos já escolhem o modelo que mais gostam, sendo ele original ou não?, completa João.
O gerente comenta ainda que, atualmente, muitos jovens gostam de roda preta. ?Os motoristas mais novos deixam o carro sem calota ou investem em rodas de liga leve, preferindo não utilizar calotas.?
Cuidados
Os principais cuidados na escolha da calota estão, principalmente, na medida da peça. Existem no mercado alguns modelos que são utilizados em roda aro 13?? mas aparentam ter o tamanho das rodas de 15??.
Esse capricho estético dos motoristas, para deixar a impressão de roda maior, pode danificar o pneu nas laterais, em virtude do atrito, e até causar acidentes. O desgaste acontece naturalmente e pode causar até um estouro no pneu. Outro cuidado que se deve ter é com as calotas muito fechadas, que dificultam a ventilação no sistema de freios. O superaquecimento pode deixar a ação das pastilhas e lonas ineficazes, causando acidentes por diminuir drasticamente o potencial de frenagem do automóvel.
Perdas
É comum, durante viagens ou até mesmo na cidade o motorista acabar perdendo calotas. Isso acontece em virtude dos buracos e irregularidades que causam impactos nas rodas e, consequentemente, nas calotas. Com o passar dos anos, o objeto, mesmo se acoplado aos parafusos dos pneus, também tem desgaste e pode se perder com maior facilidade em virtude do calor. Além disso, as batidas na hora de estacionar e trafegar em alta velocidade contribuem para a perda do utensílio. ?Vendemos elas individualmente, já que muitas vezes o motorista acaba perdendo apenas uma por algum buraco ou por outro motivo?, conclui João.