Da região Sudoeste 32 projetos protocolados.
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulga no dia 4 de outubro, sexta-feira, o resultado da análise documental dos projetos apresentados no edital de apoio a pequenas cooperativas. As inscrições encerraram-se no dia 18 de setembro. Foram inscritos 230 projetos.
O edital faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e visa selecionar e classificar projetos de negócios, com o objetivo de melhorar a competitividade e acesso a mercados das pequenas organizações de produtores, garantindo a melhoria de renda e o uso de boas práticas ambientais e sociais.
Da região Sudoeste foram inscritos 32 projetos de entidades que pleiteam recursos financeiros para a produção de uvas, vinhos e suco de uva, ovos, verduras, construção de agroindústrias, produtos orgânicos, reaproveitamento de resíduos orgânicos, industrialização do leite, compra de máquinas e equipamentos para agroindústrias, apoio a projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A chefe do núcleo regional da Seab em Beltrão, Denise Adamchuck, diz que a lista dos projetos “é bem diversificada”. Do Núcleo da Seab de Beltrão foram inscritos oito projetos, do Núcleo de Dois Vizinhos, quatro e do Núcleo de Pato Branco, 20. A chefe do núcleo de Pato Branco, Leunira Tesser, diz que a expectativa é que todos os projetos da sua região sejam atendidos. “Mas tem que esperar pra ver, porque tem uma série de questões no edital”, ressalta.
O chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), Márcio da Silva, diz que “a princípio, a lista de projetos aprovados seria divulgada ainda em setembro. No entanto, devido ao grande volume de inscrições, nossos técnicos vão dar continuidade às análises até o dia 4”. O resultado será comunicado para cada organização participante pelo e-mail fornecido na inscrição, e divulgado no site www.agricultura.pr.gov.br.
“O programa busca incentivar a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos. A quantidade de inscrições comprova que estamos atendendo a uma grande demanda do Estado”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara.
Conforme a média dos últimos censos agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 84% das 305 mil propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar.
Por meio edital, serão financiadas obras, aquisição de máquinas, equipamentos e móveis, contratação de assistência técnica, contratação de profissionais da engenharia civil ou arquitetura, equipamentos de informática, veículos, matéria-prima e serviços de divulgação. O valor total dos recursos do edital é de R$ 30 milhões, e cada projeto pode receber até R$ 420 mil.