17.3 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Agricultores aumentam plantio de pastagens

Agricultores aumentam plantio de pastagens

A expansão da bacia leiteira da região de Francisco Beltrão nos últimos oito anos provocou uma mudança na mentalidade de muitos produtores. Houve um aumento na área do plantio de adubação verde (aveia, avica e azevém), principalmente de aveia, que é utilizada para alimentar os bovinos de leite e corte.
Também chamadas de pastagens de inverno, estas culturas tanto podem ser utilizada para a alimentação dos bovinos de leite e corte quanto para proteção do solo para o plantio direto na primavera.
Na safra deste ano foram plantados 129 mil hectares de pastagens de inverno, um crescimento de 11,3% em relação à safra passada, que foi de aproximadamente 115.000 hectares. O Deral (Departamento de Economia Rural) do núcleo regional da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) de Francisco Beltrão estima que a produção de 15 mil hectares de aveia se destinará à armazenagem de sementes nas propriedades para o plantio na próxima safra.
A produção de aveia em grãos já se caracteriza como uma segunda fonte de renda na região, no inverno, perdendo apenas para o trigo. Quem percorre as rodovias da região vê os campos cobertos de pastagens de inverno ou com lavouras de trigo.
Muitos produtores procuram plantar a aveia em março ou abril para que em agosto ou setembro os animais possam consumir este tipo de alimento que ajuda a aumentar a produção de leite.
O plantio das pastagens de inverno e adubação verde são estimulados por diversos engenheiros agrônomos, zootecnistas e médicos veterinários que dão orientações aos produtores visando o aumento da bacia leiteira da região, hoje a segunda em produção no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques