Belinq está estruturando a área comercial do produto e já tem equipamentos entregues.
Por Leandro Czerniaski – Lançado durante a Expobel, o alimentador automatizado da Belinq Pecuária Inteligente já está chegando ao Acre. É que algumas unidades foram vendidas para o Estado do Norte do País, em negócios fechados durante participação da startup numa feira de Xapuri.

“Fizemos a entrega há alguns dias e temos perspectivas de mais encomendas e parcerias diante da boa repercussão que o nosso produto teve entre os pordutores rurais”, afirma Marcelo Enderel, um dos sócios da empresa.
A ligação do grupo com o Estado nasceu após a visita de uma comitiva de lideranças acreanas à Santa Catarina, em que a proposta dos alimentadores foi apresentada. Daí veio o convite para a primeira feira e agora a Belinq irá participar também da Expoacre, no início de agosto em Rio Branco.
A ideia de desenvolver uma espécie de cocho automatizado para o gado criado a pasto nasceu ainda em 2017 e foi aprimorada na Incubadora Tecnológica de Francisco Beltrão (IntecFB), mantida pela Prefeitura. A proposta é ter um alimentador móvel (que pode ser facilmente transportado, como um reboque) e que disponibilize a suplementação para os animais de forma constante e na quantidade certa. Sua utilização reduz a mão de obra e o desperdício de mineral.
Marcelo detalha como o equipamento funciona na prática: “Tem uma placa solar para gerar energia, que é armazenada e usada para disponibilizar a quantidade de suplemento a cada período programado”. A montagem é feita em Francisco Beltrão e Palma Sola (SC).
Por três anos, protótipos do alimentador foram utilizados numa fazenda da região, para testar sua funcionalidade a campo.
Novas funções foram incorporadas e, desde o lançamento comercial, em março, a empresa atua para firmar parcerias para venda em diversas regiões do Brasil. A intenção é ter representantes, como cooperativas e revendas, em todo território nacional para atender os pecuaristas com qualidade.