Agricultura
A Associação de Produtores de Leite (Aproleite), fundada em 2019, vem realizando várias ações coletivas e aumentando o quadro de associados. Fundada por um grupo de produtores de Marmeleiro, Francisco Beltrão, Eneas Marques, Nova Esperança do Sudoeste e Salto do Lontra, a entidade atualmente conta com mais de 150 associados.
Sidiclei Risso, produtor de leite, do Km 15, em Marmeleiro, é o presidente da Associação. “Na Aproleite, estamos trabalhando nas compras coletivas, agregando mais associados e cada vez fortalecendo mais a associação. Estamos fazendo um trabalho formiguinha pra dar mais sustentabilidade na propriedade, tentando baixar os custos com as compras coletivas”.
Para fazer frente ao aumento dos custos de produção, a entidade passou a fazer compras coletivas de medicamentos, insumos para nutrição, lonas para cobrir a silagem e sementes. “Cada mês a gente tá fazendo uma compra”, diz o presidente.
Muitas compras são feitas para abastecer as propriedades o ano todo. “Agora, estamos fechando a compra de 200 toneladas por mês de caroço de algodão e vai fechar até outubro do ano que vem.”. Nessas negociações, a empresa que vende se responsabiliza pela entrega nas propriedades dos associados.
O próximo passo da entidade será trabalhar a assistência técnica, com a realização do dia de campo, troca de experiências entre produtores, palestras técnicas e cursos de formação em parceria com Senar e Faep. Porém, Sidiclei diz que, “em virtude da pandemia, não tão sendo realizados os cursos ainda”.
Para ele, um dos avanços que se pretende dar, além das compras coletivas, é o serviço de assistência técnica em parceria com profissionais e a realização de eventos técnicos.