Agricultura
O Governo do Estado e a Copel deram início em 2020 à implantação do Programa Paraná Trifásico que visa modernizar a rede de distribuição de energia elétrica para as propriedades rurais. As redes anteriores já não suportavam a grande demanda de energia utilizada pelas propriedades que se dedicam principalmente à produção de aves e leite. Os investimentos vêm sendo feitos nos municípios. Mas, nesta semana, o JdeB recebeu reclamações de três avicultores de que estão ocorrendo oscilações no fornecimento de energia.
Claudinei Colognese, presidente da Associação de Avicultores Integrados do Sudoeste do Paraná (Avisud), comenta que “é uma oscilação muito grande de energia. A rede é de 220 volts, mas ela pode chegar até a 260”. O avicultor diz que se passar de 260 volts já pode dar problema no aviário. “À noite tem vezes que chega até a 300 volts e durante o dia a 200”, relata. Esta situação estaria ocorrendo na sua granja e em outras próximas. Ele lembra que o investimento é alto para os produtores readequarem suas propriedades para a rede trifásica.
Alto Verê
Selso Skrzypek, avicultor em Alto Verê, Verê, também relatou ao JdeB que vem enfrentando o mesmo problema. “Eu notei que o gerador fica ligando seguido; chamei a Copel, até vieram bem na hora que tava ligando o gerador, mediram a tensão, tava fraca falaram que iam resolver, mas até agora nada. O problema é os motores que têm no aviário queimam. Quem vai pagar os prejuízo? Nós! Se não pagar certo [a fatura, a Copel] vem e corta a energia. Tem mais o diesel que gastamos. Em função da energia tá fraca os aviários têm que ter ventilação senão morre.”O pessoal da Copel fez a verificação da tensão na propriedade de Selso há cerca de três semanas.
[relacionadas]
Linha Liston
Itamar Gross, da Linha Liston, em Beltrão, também relatou o problema no seu aviário. “Aqui também tá dando esses problemas, mas nos horários de pico, de tardezinho, de manhãzinha, a hora que o pessoal tira o leite. É por baixa tensão, aqui, desliga e liga. Eu gastei muito óleo diesel [do gerador] nos últimos lotes. Agora eu tô sem frango alojado, tô no período de intervalo. Daí tá normal. Mas quando tá alojado [frango] é meio seguido. Tive que chamar a Copel, mas não davam nenhuma solução.” Itamar conta que “o problema começou desde que colocaram a rede nova, trifásica, acho que eles interligaram muita coisa, pra pouca tensão, porque antes tava normal”. A preocpuação dele é com a possibilidade de queimar o gerador.A assessoria de comunicação da Copel foi acionada pelo JdeB, via WhatsApp, na tarde ontem, e aguarda o posicionamento sobre o problema relatado.