
Foto: Assessoria de Imprensa
O prefeito Cleber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, visitou ontem, o entreposto da Coasul, quando foi informado oficialmente pelo diretor da unidade, Cleverson Penso, que a cooperativa vai investir mais R$ 7 milhões na ampliação de suas instalações. Serão construídos dois grandes silos, ficando entre os maiores das regiões Sudoeste/Oeste. Cada um terá capacidade de estocar 250 mil sacas de grãos. Serão armazenados grãos de toda a região, o que vai resultar em aumento de retorno de ICMS para Beltrão.
“É uma excelente notícia e mostra que o grupo acredita e muito em Francisco Beltrão. Quando se fala em geração de empregos, renda e mais retorno financeiro para o município temos que comemorar”, enfatizou o prefeito Cleber. Também lembrou que esta iniciativa da Coasul vem se somar com outros grandes investimentos que serão realizados no município nos próximos meses, tanto no setor público quanto no privado.
Atualmente a Coasul emprega 40 pessoas e, com esta expansão, vai gerar 20 novos empregos, além de movimentar o setor de transportes e vários outros segmentos ligados a esta atividade. Cleverson informou que serão silos modernos e a primeira unidade deve estar pronta até fevereiro de 2018. A Prefeitura vai auxiliar na terraplenagem.
A unidade da Coasul em Beltrão fica nas margens da PR 475, no acesso a Nova Concórdia. Darci Vieira, diretor do Departamento Municipal de Interior, acompanhou o chefe do Executivo nesta visita. A instalação do entreposto se deu na gestão do prefeito Vilmar Cordasso (2001-2008).
Coasul atua em 20 municípios
Fundada em 1969, a cooperativa compra principalmente trigo, milho, soja e aveia de seus cooperados e comercializa insumos e químicos. Na matriz, em São João, estão instalados armazéns de grãos, as indústrias de rações e o frigorífico de frangos, o setor administrativo e um supermercado. A instituição conta também com unidade de beneficiamento de sementes. A área de abrangência é formada por 20 municípios das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. São mais de cinco mil produtores rurais filiados à Coasul.