
AEN-JdeB – O relatório do Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), desta semana, mostra que a colheita da soja está avançando no Estado. Dos 5,77 milhões de hectares estimados para a safra atual, ainda restam pouco mais de 3,8 milhões de hectares a serem colhidos. Na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos a colheita está avançando. Até agora 70% da área de cultivo já foi colhida. Foram plantados 198 mil hectares nos 27 municípios.
O maior volume de plantas ainda no campo está na região Sul, com aproximadamente 40% do total; o Norte concentra outros 35%. Do que ainda resta, 77% são classificados com em bom desenvolvimento, outros 20% têm condição mediana e apenas 4% estão ruins.
Na região de Beltrão-Dois Vizinhos a produtividade está bem variada entre um município e outro. A variação vai de 2.500 quilos por hectar a 4.500 ha/kg. Na média do Deral-Seab, a produtividade está em 3.500 quilos por hectare. As lavouras dos municípios da região da Fronteira foram mais afetados pelas fortes temperaturas deste verão. O grão colhido é considerada de boa qualidade.
A produção inicial de 1.108 toneladas possivelmente não será alcançada pela quebra nas lavouras plantadas mais tarde. Mas o engenheiro agrônomo Ricardo Kaspreski, do Deral-Seab, diz que a produção deve ficar próximo deste valor.
Milho, grande produção
A safra de milho – primeira safra – está muito boa. Foram plantados 16.230 hectares (produção para uso como grão) e 60% das áreas já foram colhidas. A qualidade do grão colhido é boa qualidade.
A produtividade média está em 10.800 quilos por hectare. Para Ricardo, este valor deve ser recorde de produtividade. Há lavouras, inclusive, produzindo até 12 mil quilos por hectare.
A produção inicial estimada era de 160.677 toneladas. Devido à alta produtividade, a quantidade a ser colhida deve superar a previsão do Deral-Seab.