6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Fortes ventos e frio podem prejudicar lavouras de milho

Agricultura

Uma lavoura de milho que acamou no interior de Pato Branco.

A chegada da massa de ar frio e a previsão de geadas para esta semana podem afetar as lavouras de milho da safrinha da região Sudoeste, período compreendido entre janeiro-junho-julho. Mas não é só isso: há o risco de as fortes chuvas e ventos terem prejudicado parte das lavouras do milho.

Foram plantados 83 mil hectares de milho safrinha na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. O técnico Antoninho Fontanella, do Departamento de Economia Rural do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), diz que “tem uns 20% colhido, o restante 95% está em maturação e 5% em fase final de frutificação”.

Acamamento de lavouras
As fortes chuvas e ventos de terça-feira podem prejudicar ainda mais as lavouras de milho. O vento pode ter acamado – pendido para o lado – muitos pés de milho. Isso pode ter afetado o desenvolvimento das lavouras plantadas mais tarde. Mas Antoninho ressalta que será preciso avaliar ainda esta situação.

- Publicidade -

Trigo ainda não
No trigo, o frio pode não prejudicar tanto. Até agora 98% da área de cultivo já foi plantada. A previsão do Deral/Seab para a região de Beltrão-Dois Vizinhos é que o cultivo chegue a 90 mil hectares. “No trigo, o frio nessa fase das lavouras é benéfico”, ressalta Antoninho. Muitas lavouras estão na fase inicial de desenvolvimento/perfilihamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques