Mas ainda é preciso quantificar oficialmente as perdas na soja e milho.

Após o intenso calor dos últimos dias, choveu em vários municípios da região Sudoeste domingo e segunda-feira, dias 29 e 30. Segundo o Simepar, a semana deverá continuar com chuvas. As temperaturas e a umidade do ar continuam elevadas, e esta condição climática poderá possibilitar a formação de tempestades.
No município de Pranchita, caiu granizo, domingo. Há uma estimativa de que o granizo atingiu 550 hectares, sendo 500 hectares de soja e 50 hectares de milho na soja.
Extraoficialmente, fala-se que 100 hectares terão perda total e o restante 400 hectares é preciso aguardar mais uns dias para avaliar a capacidade de recuperação dessas lavouras. Já o milho deve ter 50 hectares com perda total. No município foram plantados 13.300 hectares de soja e 500 hectares de milho.
Vilson Iachinski, do setor de Nota do Produtor Rural, do Departamento Municipal de Agricultura, relatou que o granizo atingiu as comunidades de Rio das Matas, São Judas, São João e uma parte de São Roque.
Conforme Vilson, tem lavouras que o granizo pegou por inteiro. “Não sobrou nada”, comentou.
Tarcízio Algeri, da Comissão Municipal de Defesa Civil, informou ao JdeB que “por enquanto ninguém procurou” a Defesa Civil solicitando levantamento de perdas. “Vamos aguardar”.
O Sindicato Rural, que representa os agricultores, deve ter informações mais precisas para hoje sobre possíveis prejuízos.
Confira o índice de chuva no Sudoeste
Do dia 29/11 até as 8 do dia 30/11
Capanema/Baixo Iguaçu: 23,2 milímetros
Boa Esperança: 50 milímetros
Dois Vizinhos: 42 milímetros
Francisco Beltrão (Linha Gaúcha): 32 milímetros
Jornal de Beltrão: 19 milímetros
Coasul (Vila Rio Tuna): 28 milímetros
Ampere: 30 milímetros
Nova Prata do Iguaçu: 30 milímetros
Palmas: 9,8 mm
Pato Branco: 23,8 milímetros
Verê: 22 milímetros
São Jorge D´Oeste: 37 milímetros
Pranchita: 60 milímetros
Dados das estações meteorológicas do Simepar, da Coasul e pluviômetros particulares
[relacionadas]