Na chácara do casal Ari Tártari e Salete Botin, localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Francisco Beltrão, tem um pé de mamão que está produzindo frutas gigantes. No pé existem 14 mamões, todos enormes. O casal mediu e a maioria das frutas mede 70 cm de cumprimento, estão pesando em torno de 8 quilos cada.
Os mamões ainda não pararam de crescer. Em nossa região é muito difícil encontrar mamões desse porte, o tamanho normal é entre 2 e 3 quilos. Em setembro do ano passado, Ari e Salete convidaram os amigos Lírio Tesser e sua esposa, Rosalva (da Churrascaria Tesser), para viajarem juntos, visitar os parentes no Mato Grosso.

mamões gigantes.
Após vários dias passeando, chegaram na fazenda do Jonas, irmão da Rosalva, na cidade de Paranatinga (MT) e todos ficaram impressionados com o tamanho dos mamões da plantação do Jonas. Ele tinha mais dez pés e todos os mamões deram enormes. Ao retornar, trouxeram um mamão que pesou 9 quilos. Cortaram a fruta, que era de uma qualidade muito boa e bem doce. Ari e Tesser plantaram mais de vinte sementes, um pouco em cada propriedade. Nasceu somente um pé, o que Ari plantou perto do açude do seu quiosque, ali a terra é boa e úmida. Ari acredita que as outras sementes não germinaram por ainda não estarem bem maduras. Esses sim podem ser chamados de “mamões de Itu”. Tesser acredita que os mamões irão passar dos 10 quilos cada.
Mamão é uma planta sensível ao frio, então Ari fez ao redor do pé uma estrutura de bambu, cobriu com capim-elefante, assim a geada não mata. Ele amarrou também uma corda no pé para não quebrar, pois nele tem mais 100 quilos de mamão. A produção vai ser grande. Ari e Tesser receberam muitos pedidos de pessoas que querem sementes, para quando os mamões amadurecerem.

