6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Mesmo sem chuva, 50% da área de milho já foi plantada na região de Pato Branco

Agricultura

Setembro de 2020 está se caracterizando como um mês de altas temperaturas, baixos índices de umidade e pouca chuva. Ivano Carniel, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) do núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Pato Branco, comenta que “esse mês de setembro de 2020, tem que ser caracterizado no histórico meteorológico, desde 1979, no comparativo com os meses de setembro, no mês mais seco de todo esse nosso histórico, até sexta-feira, choveu apenas 2,8 mm. A média de setembro é de 165mm”. Apesar disso, a área de milho já plantada na microrregião de Pato Branco já é maior que a do ano passado.

Em informativo gravado para os veículos de comunicação, Ivano faz a seguinte análise: “O setembro mais seco de todo esse histórico foi em 2010, quando choveu apenas 30 mm. E no ano passado choveu 45 mm. Como é do saber de todos, também, no ano passado nós tivemos dificuldade para que os produtores conseguissem efetivar o plantio em tempo hábil. Porém, um fato tem chamado a atenção: nesse mesmo período, no ano passado, nós tínhamos apenas 10% das nossas áreas de milho plantada aqui na região. Neste ano, pelo que nós já apuramos, os produtores já plantaram 50% da área. É importante dizer, que esse ano a área de milho é um pouco maior do que a área do ano passado. No ano passado, a gente tinha em torno de 26 mil hectares e esse ano nós estamos estimando 30 mil hectares. Então, muitos questionam o por quê disso? E mesmo com todo esse período seco, como é que o plantio avançou? O que a gente tem observado, é que essa parcela de produtores aproveitou as últimas chuvas que ocorreram na região, que foi próximo ao dia 20 de agosto, e a partir desse dia, os produtores acabaram fazendo o plantio de milho (no momento ele está paralisado).

Mas, essa condição tem o seguinte sentido: o produtor, nesse ano, está iniciando o plantio da primeira safra e já pensando na segunda. Para que a gente tenha uma boa condição da segunda safra, há necessidade de se fazer o plantio da primeira o mais cedo possível, e a gente observou aqui que muitos produtores fazendo o plantio durante essa semana [passada] também, aguardando as condições de chuva. O produtor efetivou o plantio em condições desfavoráveis para poder ter esse prazo melhor, quando ele for fazer a segunda safra”.

- Publicidade -

Chuvas do dia 20 para 21 de setembro
Francisco Beltrão: 1,2 mm
Pato Branco: 0,4 mm
Dados das estações do Simepar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques