6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Metade da área de cultivo do milho já foi plantada

 Na região de Pato Branco, que compreende 15 municípios, o plantio de milho da safra normal – setembro a janeiro – já atingiu metade da área estimada, cuja previsão é de 30 mil hectares. A estimativa de cultivo é 17% superior à safra anterior, com 30 mil hectares e produção prevista de 315 mil toneladas. 
As condições de umidade, no momento, são excelentes para a germinação e desenvolvimento inicial das sementes plantadas. As temperaturas nos últimos dias foram baixas, devendo prolongar os dias de germinação. Nas primeiras áreas plantadas, de 2% a 3% já devem receber aplicação de herbicidas para o controle das plantas invasoras. Nesta semana o plantio segue intenso na microrregião.
Na soja, nesta semana, após as chuvas e a onda de frio dos últimos dias, os agricultores intensificaram os plantios, principalmente das cultivares mais precoces e nos locais com microclimas favoráveis ao plantio antecipado. A intenção deste pessoal é fazer boa safrinha, com feijão ou milho, já que o cultivo de soja da safrinha está proibido, a partir de 2017, em todo o Paraná.
Os agricultores devem plantar 310 mil hectares e a produção poderá atingir 1.023.000 toneladas.
O plantio de feijão está iniciando timidamente. Devem ser plantados cinco mil hectares, com previsão de colheita de dez mil toneladas. Os técnicos observaram alguns plantios até agora. A intensificação deve ocorrer na sequência por se tratar de uma cultura mais rápida de colheita – 90 dias. 
*Com informações do Deral/núcleo regional da Seab de Pato Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques