Agricultura
.jpg)
Em nota divulgada hoje, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmou que a Arábia Saudita suspendeu as importações de carne de frango de ao menos cinco frigoríficos brasileiros. Segundo a entidade, entre as plantas estão unidades da BRF e da JBS, no entanto a lista com as unidades afetadas não foi informada.
A Arábia Saudita é o segundo maior comprador de carne de frango do Brasil: em 2018 foram enviadas quase meio milhão de toneladas de carne de frango, 12,1% do total embarcado no ano. Boa parte da carne exportada aos países árabes é produzida na região Sudoeste, que possui unidades da BRF em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos que abatem no método halal. Não há informações se estas plantas industriais estão na lista enviada ao governo brasileiro pelas autoridades sauditas.
A ABPA afirma que a suspensão “decorre de critérios técnicos” e está trabalhando junto ao governo para reverter a situação. Porém, especialistas ouvidos por agências de notícias indicam que a medida pode ser uma retaliação dos países sauditas à possibilidade do Brasil mudar sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, uma cidade que também é reivindicada pela Palestina.
Mais informações na edição impressa do JdeB desta quarta-feira.