10.4 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Edição 8.224

12/06/2025

Pesquisadores diz que cobertura florestal do PR chega a 18%

Pesquisadores diz que cobertura florestal do PR chega a 18%

A cobertura florestal natural do Paraná é de 18%. É o que aponta um estudo feito por consultores e especialistas contratados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa porcentagem é composta por áreas de floresta em estágios: inicial, médio e avançado. Na floresta de Araucária, especificamente, o percentual de cobertura florestal é de 24%, sendo que quase 13% de florestas em bom grau de conservação.
Durante muitos anos, os números da cobertura florestal do Paraná ficaram ocultos, por falta de levantamentos, ou até mesmo por descaso. Pensava-se, talvez por uma questão de má aritmética, que a área coberta por florestas, no Estado, era de 0,8%. Porém, um estudo feito pela UFPR ? e divulgado por Carlos R. Sanquetta ?, utilizando imagens de satélite Landsata para mapeamento, diz que a cobertura florestal natural do Paraná é de 18%. Os dados estão no site do IAP (Instituto Ambiental do Paraná): http://www3.pr.gov.br/e-parana
A floresta natural no Estado soma hoje uma área de cerca de 3,4 milhões de hectares, e  é composta por três estágios de desenvolvimento.
O estágio inicial (6,4%), é a floresta em estágio de regeneração. É conhecida, vulgarmente, por capoeira ou capoeira baixa. O estágio médio de regeneração (7,9%) é a formação que se constitui numa transição entre as florestas em estágio inicial e avançado. É conhecido por capoeirão ou capoeira alta. O terceiro, e último, estágio é o avançado (2,9%). A formação original, resultante de processo natural de regeneração, é a chamada floresta, ou simplesmente mata. Totalizando, obtém-se quase 18% da cobertura florestal, e não 0,8%, como era sabido anteriormente.
O levantamento feiro pela UFPR tratou separado a Floresta de Araucária, A floresta Atlântica e a Floresta  Estacional Semidecidual.  Ambos os estudos utilizaram imagens de satélite, porém cada caso foi tratado de diferente forma. Estima-se que os reflorestamentos comerciais (pinus e eucaliptos) ocupem aproximadamente 700 mil hectares, em diversas regiões do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques