Esta seria a primeira safrinha de soja autorizada pela Adapar. Mas as duas estiagens, de setembro e fevereiro, atrapalharam tudo.
As duas estiagens ocorridas em setembro de 2020 e fevereiro 2021 atrapalharam os planos dos produtores rurais. Foi preciso adiar o plantio de milho, soja e feijão na primeira safra. Agora, na segunda safra – safrinha – muitos produtores plantaram milho dias depois da época indicada pelo zoneamento agrícola.
Esta seria a primeira safrinha de soja autorizada pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar), depois da conquista ocorrida em 2020. Só que na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos foram plantados apenas cinco mil hectares.
Na região de Pato Branco foram plantados apenas três mil hectares. “Dificultou pro plantio”, argumenta Antoninho Fontanella. Para a soja, a produção esperada para a região de Beltrão-Dois Vizinhos é de 9.500 a 10.500 toneladas e produtividade média de 1,900 a 2.100 quilos por hectare.
Para a região de Pato Branco a produtividade média esperada é maior: entre 2.700 a três mil quilos por hectare. A produção estimada é de 8.100 a nove mil quilos. A maioria das lavouras está em desenvolvimento vegetativo (70%) na região de Beltrão-Dois Vizinhos e na região de Pato Branco (90%).
[relacionadas]