6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Primeiras lavouras de milho colhidas na região têm ótima produtividade

Agricultura

Lavoura de milho da safrinha em Nova Esperança do Sudoeste.

 

*Antoninho Fontanella
Essa semana foi intensificada a colheita do milho safrinha na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. Nós já vínhamos com um percentual de colheita de 10% a 12% das lavouras, que eram aquelas áreas plantadas em cima da restevas do feijão e do fumo.

Esta semana as grandes lavouras iniciaram a colheita, apresentando uma produtividade muito boa, em torno de seis mil quilos por hectare, que daria na faixa de 250 sacos por alqueire. E a gente salienta que essas lavouras que estão sendo colhidas, neste momento, são aquelas que foram plantadas entre o início e o fim de janeiro.

- Publicidade -

Já as lavouras que foram plantadas após essa época, nos meses de fevereiro e março, devem ser as lavouras que deverão apresentar queda de produtividade. Temos uma estimativa de quebra de milho safrinha na nossa região. Então, de 25% na produção regional, eu diria assim: estamos ainda avaliando, pode ser que se confirme essa queda, pode ser que não.

Se se confirmar essa quebra no milho safrinha nós vamos perder uma boa parte da nossa produção. A nossa estimativa era de uma colheita de 450 mil toneladas de milho safrinha, e com certeza, ao se confirmar a queda, nós perderemos praticamente acima de 100 mil toneladas de milho safrinha na nossa região.

Vamos avaliar agora que está se intensificando a colheita pra quantificar melhor essa questão das perdas.

Nós estamos também, neste momento, encerrando a colheita do feijão da seca. Nós tínhamos também uma área de 25.500 hectares, pra plantar nos 27 municípios e pra nós, o encerramento da colheita se dá agora nessa primeira quinzena até a segunda quinzena do mês do junho.

Também tivemos uma quebra acentuada na produção do feijão. Nós tínhamos uma estimativa de produção de praticamente 50 mil toneladas de feijão da seca e com as questões climáticas, que prejudicaram o milho da safrinha, também atingiram o feijão da seca na nossa região. Iremos produzir em torno de 30 mil toneladas, nos 27 municípios da nossa região, uma quebra de praticamente 40% na produção.

*Antoninho Fontanella
Técnico do Deral-Seab, núcleo regional de Beltrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques