16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Programa Agronet entra na fase de testes no interior de Pato Branco

Agricultura

O programa Agronet – Internet no Campo –, inédito do Brasil, fará a cobertura de 100% da área rural de Pato Branco, beneficiando cerca de dez mil pessoas, entre moradores, trabalhadores da área e visitantes. A iniciativa é da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Ampernet Telecom, Coopertradição, CybertechNet e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco.

A fase de testes começou, com a instalação dos primeiros roteadores, que já podem ser utilizados pela comunidade. A instalação de 50 pontos de internet, distribuídos na área de cobertura das comunidades, escolas, unidades básicas de Saúde (UBS), pavilhões da área rural, e pontos intermediários, começará a ser realizada na próxima semana.

Também serão instaladas seis estações meteorológicas, que possibilitarão a coleta de dados para execução de projetos de agricultura 4.0, e disponibilizados 23 drones, de alta resolução, para o levantamento de informações topográficas e outras relacionadas à agricultura. Em áreas próximas, não será necessária a instalação de nenhum equipamento, por parte do usuário, para receber a internet, apenas conectar seu smartphone ou notebook.

- Publicidade -

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, salientou que o Agronet oportuniza conectividade efetiva, conforto e segurança aos moradores da área rural. “É um dia para ficar na história, momento em que a população do campo passa a fazer parte de um centro tecnológico e se conecta com todo o mundo”, enfatizou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirmou que a base da economia de Pato Branco é a agricultura e a cidade conta com aparato tecnológico inovador. A união dessas duas forças é a garantia de maior desenvolvimento. “É uma iniciativa inovadora, que leva a conectividade para todo o município. Os grandes beneficiados são os agricultores e toda a comunidade, que tem uma relação forte com o campo”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques